terça-feira, 3 de maio de 2011

Bread Love and Dreams - Amaryllis (1971) [UK]



O álbum Amaryllis foi lançado em 1970 e se trata do terceiro e último álbum desta ótima banda de folk da Escócia chamada Bread,Love and Dreams. Na verdade, a banda é composta por uma dupla de músicos crescidos em Glascow, David Niven e Angie Drew – e contaram com óti mos músicos de apoio, como Danny Thompson e Terry Cox – que tocavam no Pentagle, entre outros, para criar este belíssimo disco deste gênero musical tão difundido na Inglaterra entre o final dos anos 1960 e meados dos anos de 1970. Essa época rendeu, em muitos casos, excelentes bandas que nos ofereceram um grande número de belas obras de música folk, que vieram a se tornar clássicos do gênero.
O disco, considerado atualmente um clássico do folk rock, já começa de forma linda com a primeira parte de Amaryllis. A Part One é constituída da faixa Out of the Darkness and Into the Night, que é um belíssimo dueto vocal de David Niven e Angie Rew trazendo algo extremamente suti l, violões e um vocal que chega a arrepiar. A segunda parte da longa suíte é Zoroaster’s Prophecy, onde os violões trazem um folk no estilo medieval, que emociona. A terceira parte do disco é com Light, que não deixa a peteca cair. Aqui o dueto vocal funciona de forma esplêndida. A voz de Drew é doce e suave e faz com que a música se torne agradável durante toda sua passagem.
A segunda parte do álbum começa com Time’s The Thief, linda música que
mostra o potencial do cantor McNiven que, além de um ótimo compositor e guitarrista, ainda tinha uma bela voz, inconfundível para os amantes do estilo folk rock britânico. Amaryllis termina com Circle Of Night, também uma bonita faixa com um trabalho de destaque na percussão de Angie Rew. O lado B é um pouquinho inferior ao primeiro lado, mas mesmo assim trata-se de uma obra fundamental dentro do estilo proposto, fazendo deste um dos pilares do folk inglês, com certeza.
O Bread, Love and Dreams gravou ao todo três discos em sua carreira entre os anos de 1969 e 1972, sendo este um dos mais destacados. Se pudéssemos comparar o som da banda poderíamos situá-lo entre a Incredible String Band e o ótimo Dr. Strangely Strange. Nos anos 1990 surgiram diversas bandas influenciadas pelo folk britânico desta época, sendo que um dos melhores deles foi o Belle and Sebastian – exatamente do mesmo país do Bread, Love and Dreams. Toda a obra da banda foi relançada em CD e vinil pela gravadora Sunbeam Records nos últimos anos, permitindo o acesso total e irrestrito a mais esta obra. A estréia do Bread, Love and Dreams foi em 1969 com o álbum homônimo, muito bonito e onde a banda ainda estava em busca de um estilo definitivo. Na sequência, vem Strange Tale of Captain Shannon and the Hunchback from Gigha, de 1970, mantendo o alto nível. A carreira do grupo termina com este Amarillys de 1971 sendo um dos preferidos pelos fãs pela beleza e equilíbrio entre todas as faixas. Como resumo, podemos definir a banda como uma das melhores no genêro, principalmente para fãs do Fairport Conventi on, Lindsfarne, Pentagle, entre outros. O músico David McNiven também se destacou tocando na banda inglesa Human Beast em seu álbum de 1970.

1.Amaryllis (21:46)
a.Out Of The Darkness Into The Light
b.Zoroaster's Prophecy
c.Light
2.Time's The Tief (4:46)
3.My Stair-Cupboard At 3 A.M (3:33)
4.Brother John (4:03)
5.Circle Of The Night (3:17)

Download: http://www.megaupload.com/?d=ZALSID7E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...