segunda-feira, 2 de maio de 2011

Banco del Mutuo Soccorso - Canto di Primavera (1979) [Italy]



Depois de dois discos totalmente instrumentais, mais voltados para o fusion , Canto di Primavera marca o retorno da poderosa voz de Francesco Di Giacomo ao grupo. Também marca um período de transição para o Banco, que , a exemplo do que aconteceu com outros grupos prog, começava a procurar alternativas sonoras, uma vez que o progressivo já não estava mais no gosto das massas.
Assim o que temos em Canto di Primavera é a banda optando para um formato mais compacto para as composições , e utilizando em vários casos melodias mais leves e acessíveis ( Canto di Primavera, E Me Viene da Pensare). A influência fusion ainda é presente, como é verificável em Ciclo (brilhantemente emendada com a faixa-título), Circobanda e Interno Cittá.
Nessa busca por caminhos sonoros mais viáveis a banda alcança um resultando bem mais positivo que a maioria dos grupos que tentavam o mesmo (embora isso ocorra apenas nesse álbum - os discos do Banco na década de 80 são fraquíssimos) . As canções mais acessíveis são verdadeiras pérolas, com performances excelentes de Giacomo - aparentando querer mostrar serviço após seu afastamento- e instrumental impressivo: O solo de piano em E me Viene da Pensare é um dos mais belos momentos de toda a discografia da banda, instante de sensibilidade e virtuosismo simultâneos. Belos também são os teclados pungentes de Niente, canção mais dramática do álbum.
Um porém do disco é a timbragem dos teclados em certas músicas, que talvez represente a última moda da época, mas hoje soa um tanto estranha . Não é a toa que a extendida versão da faixa-título executada em turnês recentes, onde os teclados são substituídos pelo piano, soa muito superior a versão do disco (Quem ouvir o cd duplo Live in Mexico City , terá uma idéia do estou falando).
Mas de qualquer maneira Canto di Primavera é um disco bastante agradável de se ouvir , principalmente para os que não tiverem preconceito em ver o Banco em uma versão um pouco menos prolixa que nos trabalhos anteriores (embora mantendo a maior parte das características progressivas , o que não ocorreu nos trabalhos dos anos 80)
É baixar e curtir.

1.Ciclo (4:20)
2.Canto Di Primavera (5:30)
3.Sono La Bestia (4:35)
4.Niente (4:00)
5.E Mi Viene Da Pensare (3:20)
6.Interno Citta' (6:30)
7.Lungo Il Margine (4:50)
8.Circobanda (5:30)

Download: http://www.megaupload.com/?d=4QFFLAKF

Um comentário:

  1. Muito bom, como todos os progressivos italianos que já ouvi! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...