terça-feira, 26 de abril de 2011

Synergy - Electronic Realizations for Rock Orchestra (1975) [USA]



O álbum de estréia de Synergy (pseudônimo usado pelo tecladista Larry Fast) talvez seja seu mais popular trabalho, e nos traz 5 peças idealizadas pelo músico norte-americano para uma verdadeira “orquestra” apenas composta de teclados eletrônicos: timbres que “mimetizam” instrumentos de caráter orquestral (fagote, cravo, violino) são mesclados e fundidos a timbres artificiais, próprios de sintetizadores.
“Electronic Realizations...”, realizado em 75, possui claras influências de alguns tecladistas progressivos da vertente sinfônica (Rick Wakeman, Keith Emerson) e alguma influência do prog-eletrônico alemão (Tangerine Dream, Kraftwerk em seus primórdios) além de menções à compositores da música erudita moderna, como Ravel e Stravinsky. Não há exatamente nada de “inovador” na música do Synergy, seria apenas uma adaptação de típicas composições e orquestrações de influência clássica para teclados eletrônicos, com “toques“ futurísticos, coisa que músicos como Wendy Carlos em “Laranja Mecânica” ou “Switched-On Bach ” já chegaram a fazer anteriormente, mas talvez sem a “magia cândida” das composições de Fast.
As melodias, concepções harmônicas e arranjos de Larry Fast costumam ser bem simples e formais, sem improvisos e sem climas ou quebras muito radicais. Não há também demonstrações de grande virtuosismo de sua parte, mas tudo é feito com certo bom gosto e qualidade, criando-se assim etéreas e bem acabadas peças instrumentais, de texturas suaves e sonoridade leve e ingênua: Uma música bastante acessível e agradável de se ouvir.
“Legacy”, “Synergy” e “Relay Breakdown” seriam as composições mais expressivas e que melhor representariam este álbum desta “banda-de um-homem-só”, que exerceria sensíveis influências em algumas bandas eletrônicas modernas, tal como o Orbital em seu disco “The Middle of Nowhere”.
Um album extremamente recomendado.

1.Legacy (10:10)
2.Slaughter on Tenth Avenue (11:50)
3.Synergy (5:28)
4.Relay Breakdown (6:24)
5.Warriors (12:51)

Diwnload: http://www.megaupload.com/?d=83XLD11S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...