quinta-feira, 7 de abril de 2011

Steely Dan - Can't Buy a Thrill (1972) [USA]



Eles detestam os palcos, as entrevistas e os fotógrafos. Amam jazz, literatura beat, perfeccionismo e sexo.
O nome foi afanado dos dildos de borracha que povoavam o livro The Naked Lunch (Almoço Nu aqui. no Brasil), de William Burroughs. E a idéia inicial era fazer um pop simples, que se tornaria sofisticado com o passar dos anos.
Dito e feito: quando em meados de 72 iniciaram as gravações de Can't Buy A Thrill, já possuíam um grau de sofisticação pouco comum aos grupos de caráter pop da época - como The Grass Roots e Three Dog Night, além de já terem tocado em várias bandas e composto para muita gente.
O Steely Dan chegou a ficar parado por treze anos, o grupo é uma verdadeira instituição musical. Os donos do império são Donald Fagen (teclados/vocais) e Walter Becker (guitarralbaixo/vocais ocasionais), dois caras excêntricos que recrutaram caros e respeitados músicos de estúdio para o grupo.
A arte da transfiguração comandada por Becker e Fagen contou com a ajuda preciosa das guitarras de Jeff Baxter (ex-The Fugs, ex-The Ultimate Spinach) e de Denny Dias (que mesclava Santana com bebop), mais a precisão rítmica da bateria de Jim Hodder (ex-The Bead Game) que emprestou seus vocais a uma das canções, "Midnite' Cruiser", um tributo ao jazzista Thelonious Monk.
Neste álbum apareciam alguns dos maiores hits do Steely Dan: canções como "Do It Again", "Reelin' In The Years" e "Dirty W ork" (onde os vocais principais ficaram com o tecladista David Palmer, pois Fagen morria de medo de ser um cantor). Quanto às letras deles, eram imagéticas e bizarras - Becker explicou, na época, que "elas evocavam sensações esquecidas". Que tal então despertar arrepios dos anos 70 ao reouvir Can't Buy A Thrill - e também todos os seus geniais sucessores que foram lançados pelo Steely Dan?
Um clássico.

1.Do It Again (5:56)
2.Dirty Work (3:08)
3.Kings (3:45)
4.Midnite Cruiser (4:08)
5.Only a Fool Would Say That (2:57)
6.Reelin' in the Years (4:37)
7.Fire in the Hole (3:28)
8.Brooklyn (Owes the Charmer Under Me) (4:21)
9.Change of the Guard (3:39)
10.Turn That Heartbeat Over Again (4:58)

Download: http://www.megaupload.com/?d=W7WCI7CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...