sexta-feira, 11 de março de 2011

Tangerine Dream - Alpha Centauri (1971) [Germany]



Como você pode por em palavras sua paixão incondicional por um disco? Árdua tarefa, somente pra corajosos. Precisa haver o cuidado, tens que deixar claro que esse disco é da melhor qualidade, mas sem expor isso por toda resenha. Deveria deixar essa tarefa pros mestres resenhistas, mas não! Eu preciso, ao menos, tentar. Tangerine Dream, Ah, Tangerine Dream. Todos sabem que essa é a maior banda de Space Rock, se não a melhor, foi a mais representativa. Seus trabalhos são sempre climáticos e calmos, dando a sensação de estar flutuando ao fundo de paisagens espaciais. Se o universo tivesse música, soaria como o Alpha Centauri! Na época, o genial Klaus Schulze havia deixado o Tangerine Dream pra formar o Ash Ra Tempel com Manuel Göttsching, onde participaria apenas do primeiro disco da banda (depois voltaria pra gravar o também excelente Join Inn) antes de seguir numa genial carreira solo. Foi então que a brilhante e insana mente de Edgar Froese assumiu a banda de vez. Para o lugar de Schulze, foi chamado o jovem Chris Franke. Nesse vai e vem, a banda gravaria o que é, pra mim, seu melhor álbum.
A viagem começa com "Sunrise In The Third System". Ouvindo essa música junto com o Electronic Meditation observa-se o quanto a banda mudou de um trabalho pro outro. Não tem mais aquela agressividade encontrada no primeirão... O que se ouve aqui são efeitos eletrônicos ecoando, até a entrada do órgão (Nota: Sem duplo sentido aqui, por favor!), levando a calmaria ao limite da sanidade. Mais toques eletrônicos, agora fazendo um som bizarro, contraposto pelas simples "pontuadas" de flauta. A música ganha ares drásticos quando vai se aproximando do final, dando a impressão que a música não caberá nos seus quatro minutos de duração. Incrível como conseguiram resumir em uma faixa de curta duração toda a viagem espacial que a maioria das bandas nunca chegou perto.
"Fly And Collision Of Comas Sola" segue o disco, sendo ainda mais viajada que a primeira! Instrumentos eletrônicos dominam altamente relaxantes, até a nova entrada do órgão (Nota: Sem duplo sentido aqui também, por favor!), que soa tão bem quanto soou na primeira, mas de uma forma diferente... Diferentemente da primeira, aqui a flauta está em primeiro plano, o que dá um clima mais calmo. Ao final, a música cresce numa intensa jam, onde se ouve pela única vez no disco a bateria de Franke. Sensacional!
A longa "Alpha Centauri" é o ápice do som espacial (pensando bem, o disco inteiro é!). Sons de um tipo de vento, muita flauta e estranhos instrumentos eletrônicos. A música se intensifica, mas logo volta ao quase silêncio. Que segue até a única parte com voz do disco. Uma fala em alemão ("Der Geist Der Liebe Erfuellt den Kosmos, und der das All zusammenhaelt kennt jeden Laut. Der Geist steht auf, und seine Feine zerstieben. Und die Ihn hassen, fliehen vor seinem Angesicht. Sende aus Deinen Geist, und Leben entsteht, und also... Komm, Geist, und erfuelle die herzen Deiner Menschen, Und entzuende in jedem das Feuer Deines ewigen Lebens!", traduzindo seria algo como: ""O espírito do amor completa o cosmo. E ele que mantem o universo junto, sabe todos os sons. O espírito se mostra, e seus inimigos se desintegram. E aqueles que o odeio saem de sua vista. Libere seu espírito, e a vida começará a se formar. E assim... Venha, espírito, e encha o coração das pessoas, e ligue em todos o fogo de sua vida eterna") dá o clima mais assustador que já ouvi... Distorcida e colocada sobre um teclado sinistro. Não consigo descrever o que essa fala me provoca, mas não é pouca coisa. E, dessa maneira, o disco se encerra.
O Tangerine Dream conseguiu com esse disco recriar o gênero Space Rock. A banda seguiu lançando excelentes álbuns e fazendo por merecer o título de "A" banda de rock espacial. Edgar Froese ainda teria tempo pra se lançar numa excelente carreira solo, que inclui o que pra muito é o melhor disco eletrônico de todos os tempos, “Epsilon In Malaysian Pale”. Mas esse é para um outro momento. Nem todos conseguiram "captar" esse álbum, mas todos deveriam dar uma checada.

1.Sunrise In The Third System (4:20)
2.Fly And Collision Of Comas Sola (13:03)
3.Alpha Centauri (22:00)

Download: http://www.megaupload.com/?d=5QT5B9KB

5 comentários:

  1. Boa noite,

    tem como informar a senha? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,amigo.Poderia nos fornecer a senha por favor? - Desde já mt obrgd!

    ResponderExcluir
  4. Olá Dahmien e rugiri, troquei ao link, havia postado o errado. O atual não precisa de senha. Obrigado pela visita ao blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela atenção amigo!-Eu e o pessoal aki gostamos mt de conhecer seu Blog,mt massa!-Forte Abç da Galera da Zona da Mata-MG!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...