sexta-feira, 4 de março de 2011

Tal Wilkenfeld -Transformation (2007) [Australia]




Nascida na Austrália, Tal Wilkenfeld vem se destacando no cenário dos graves nos Estados Unidos por estar em uma espécie de ascensão meteórica. Tocando baixo há apenas seis anos – antes a moça tocava guitarra -, Tal já fez (e ainda faz) parte da banda de grandes nomes da música internacional, como Chick Corea (com quem já tocaram ninguém menos que John Patitucci e Jaco Pastorius), Jeff Beck e Vinnie Colaiuta. Além do currículo invejável, Wilkenfeld já começa a ser vista com outros olhos por causa de sua participação no Bass Day, uma feira de workshops que acontece uma vez por ano nos States, ao lado de Marcus Miller, Stanley Clarke e Victor Wooten.
Dadas as devidas credenciais, vamos à musica, que é o que interessa. Transformation, gravado em 2006 e lançado em 2007, traz sete intrincadas faixas de um jazz-fusion que consegue soar moderno sem descaracterizar o som vintage do estilo. Além de gravar as linhas de baixo, Tal compôs todas as músicas e produziu o álbum.
Acompanhada por Wayne Krantz (guitarra), Keith Carlock (bateria), Geoffrey Keezer (piano) e Seamus Blake (saxofone), Tal Wilkenfeld demonstra uma técnica apuradíssima, mas que em momento algum descamba para o virtuosismo estéril. Faixas como “BC” e “Cosmic Joke” são exemplos perfeitos disso. Não fosse suficiente a habilidade em tocar linhas complexas, Wilkenfeld demonstra ter muito feeling, como em “The River of Life” (a melhor do disco) e “Table for One”.
Os timbres utilizados pela baixista são perfeitos para o tipo de som que ela e sua banda tocam – algo entre o grave “aveludado” de Jaco Pastorius e a agradável combinação de médios e agudos de Victor Wooten. Os outros instrumentos também foram muito bem regulados, de forma que a música é valorizada como um todo, e não apenas as linhas e solos de baixo.
É uma grande satisfação poder ver que ainda existe gente empenhada em tocar e difundir o fusion pelo mundo afora, tanto tempo depois do sucesso de Weather Report e Uzeb. Se você gosta de música instrumental de qualidade, tocada por gente que entende do assunto, pode conferir sem medo: Transformation é uma aula de bom gosto, tanto em termos técnicos quanto musicais.

1.BC
2.Cosmic Joke
3.Truth Be Told
4.Serendipity
5.The River of Life
6.Oatmeal Bandage
7.Table For One

Download: http://www.megaupload.com/?d=0X7DPQ3B

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e pelos post. É muito bom poder contar com pessoas assim. Profundas conhecedoras da boa música. Um enorme abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...