quarta-feira, 30 de março de 2011

New Trolls - Concerto Grosso (1971) [Italy]



Este disco pode ser considerado o pioneiro dentro do progressivo italiano influenciado pela música clássica barroca. Idealizado pelo argentino Luis Bacalov - então com grande influência dentro da RCA italiana - para ser trilha sonora do filme La Vittima Designata, a orquestração deste disco é magnânima, com neoclassicismo que remonta a Vivaldi e Händel, sendo ainda injetada pela influência de Concerto for Group and Orchestra do Deep Purple e pela música do The Nice. A experiência anterior do New Trolls ao lado do The Trip em trilhas sonoras e a crescente popularidade da mesma valeram a honrosa indicação para realização desta obra.
Allegro é puramente instrumental e um tema que abre o concerto com grande pompa e energia. Adagio (Shadows) introduz lindos vocais cantados em inglês com letras inspiradas em Shakespeare, repetindo com muita emoção "To Die, To Sleep, Maybe to Dream". O terceiro movimento, Cadenza, Andante Con Moto, é inspirada na música de Händel, mais propriamente em Water musik Suite, vocais em coro e um belo cembalo ao fundo, traz um tema bem triste fugindo da trilogia "allegro, adagio, allegro" que caracterizava a música barroca da escola italiana.
Shadows (per Jimi Hendrix) retoma o tema da segunda faixa e encerra com um eletrizante solo de guitarra em que Nico de Palo que não deixa pedra sobre pedra.
Fechando o disco, Nella Sala Vuota, Improvvisazioni difere bastante das restantes e tem um forte influência de Jethro Tull, ainda com vocais que figurariam com êxito em discos como Queen II. Felizmente as faixas extras são boas e não chegam a prejudicar a impressão que se teria do concerto.
Apesar de parecer um projeto ambicioso, o resultado foi extremamente feliz e resultou em uma verdadeira obra-prima considerada um dos mais importantes álbums na história do progressivo italiano, influenciando bandas como Il Rovescio della Medaglia e Osanna. Este Concerto receberia uma sequência em 1976, com Concerto Grosso No. II. New Trolls teve várias mudança de formação, inclusive mudando de nome, mas este disco permaneceu como o magnum opus da mesma.

1.Tempo: Allegro (2:15)
2.Tempo: Adagio (4:50)
3.Tempo: Cadenza - Andante con moto (4:10)
4.Tempo: Shadows (5:30)
5.Nella sala vuota, improvvisazioni dei New Trolls registrate in diretta (20:32)

Download: http://www.megaupload.com/?d=HVO3L86Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...