quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Spirit - Spirit (1968) [USA]



Formada nos E.U.A, durante a efervescente segunda metade dos anos 60,onde varios conjuntos começariam suas carreiras de sucesso e de grande prestigio mundial ( bandas como Deep Purple,Led Zeppelin,Black Sabbath,etc....), o Spirit não foi diferente estando neste seleto grupo, eles forjaram uma das melhores bandas do fim da decada.O Grupo teve seu inicio em 1966, eram conhecidos na época por The Red Roosters e contavam em sua formação inicial com Randy California (Guitarra e Vocal) , Ed Cassidy (Bateria),Mark Andes (baixo),Jay Ferguson (Percussão) e Mike Fondiler (Teclados).
Já no ano de 1967 , com a formação original (com a entrada de John Locke na vaga de Mike Fondiler) e rebatizados como SPIRIT partem para apresentações pelo país. Finalmente em 1968 entram em estudio para a gravação de seu excelente album de estréia,intitulado apenas "Spirit".O que se ouve neste exemplar é um Hard Rock Psicodélico caracteristico da epoca, sua sonoridade fica entre os conterraneos Iron Butterfly e Quicksilver Messenger Service.Ha grande predominancia do Orgão e da guitarra de grande teor psicodélico, mas estremamente pesada e um ótimo trabalho de bateria.
O disco conta com 11 faixas onde se destacam as seguintes musicas; "Fresh - Garbage ", "Uncle Jack" (excelente musica com um refrão bem agradavel, parecido com Beatles ), "Mechanical World" (Com guitarra mais Hard ), estas 3 faixas de abertura são realmente um ótimo cartão de visistas, "Girl in Your Eye"(bem psicodelica poderia estar em algum disco do BECK tamanha a semelhança, lembrando que em 68 ele nem era nascido) esta faixa conta com uma excelente citara,"Straight Arrow", "Gramophone Man"(com refrão empolgante),"The Great Canyon Fire in General", a excelente e longa "Elijah" (com quase 11 minutos é o destaque do album, esta faixa é toda instrumental com uma guitarra pesada, bem Hard e uma levada Jazzistica) e "Veruska" (que é a mais Hard do disco,tambem toda instrumental).
Grande disco de estréia ( acho eu ser esta uma das melhores estréias da decada) desta competente banda Norte Americana e que felizmente estendeu sua carreira pelos anos 70, com certeza vai agradar em cheio a maioria dos fãs do Hard Psicodelico.
Recomendadissimo.

1.Fresh-Garbage (3:11)
2.Uncle Jack (2:44)
3.Mechanical World (5:15)
4.Taurus (2:37)
5.Girl in Your Name (3:15)
6.Straight Arrow (2:50)
7.Topanga Windows (3:36)
8.Gramophone Man (3:50)
9.Water Woman (2:11)
10.The Great Canyon Fire in General (2:46)
11.Elijah (10:42)

Download: http://www.megaupload.com/?d=EHV4E9BF

3 comentários:

  1. Esse Spirit num aquela banda que o Page chupinhou uma música pra fazer Stairway to Heaven?

    baixando pra conferir, parecer ser bom.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Essa mesmo. Na verdade o que o Page fez foi mais uma espécie de homenagem já que o mesmo era amigo do Randy California. A música é a Taurus e é mais um pedaço que apenas lembra o som do Led. Page e companhia até já se envolveram em plágios e brigas com não creditar as músicas dos outros ao longo dos anos, mas no caso do Spirit as pessoas que alardearam demais um fato que não existia, melhor dizendo, existia mas não era nada grave...;)

    Abraço e seja sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. Viagem psicodélica de "altíssimo" nível!
    A sequência "Mechanical World" - "Taurus" é a perfeição.

    Ótima postagem! Esse disco merece ser mais divulgado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...