quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mr. Brown - Mellan Tre Ögon (1977) [Sweden]



A História desta banda Sueca tem seu início no ano de 1972, quando dois jovens amigos de escola, Hakan Andersson (Vocal e Guitarra) e Bo Carlberg(Guitarra) resolvem montar uma banda para tocar covers de Carlos Santana. Junto a eles tocavam outros jovens amigos que são Robert Svensson (Baixo) e Kjell Johnsson (Bateria). Suas fontes de inspiração no inicio além de Santana são o Led Zeppelin e Jimi Hendrix.
No inicio fazendo apresentações em pequenos bares e em sua escola a banda começa a chamar a atenção e ganha mais um novo componente ,o tecladista Anders "Tocken" Nilsson. Com a entrada de Nilsson o grupo começa a ter novas ideias e passam a tocar em seu repertório musicas de conjuntos de Jazz e Progressivo ,especialmente Return to Forever, Pink Floyd e Genesis. Pelos musicos serem muito jovens e inesperientes a execução das musicas não ficou o ideal causando insatisfação na banda, com isso resolveram tocar material do Camel e Yes. Neste periodo outro amigo é chamado para integrar a banda era Jan Peter Strahle (Flautas e Clarinete).
Com o passar dos anos a banda começa a amadurecer e definir seu som e partem para a execução de um material próprio, material este de extrema qualidade. Nos anos de 74 e 75 a banda começa a fazer shows por outras escola vizinhas. Começam aí a chamar a atenção de gravadoras, seu estilo ficou calcado entre o Space Rock do Pink Floyd (pelo clima espacial das musicas) e o sinfonico do Camel e Focus (pelo ótimo trabalho de flautas e guitarra ).
Entre o fim do ano de 76 e inicio de 77 o MR.BROWN entra finalmente em estudio para gravar seu unico e excelente album chamado " Mellan Tre Ögon". O Disco é um Progressivo sinfonico muito bem executado , com musicas de extremo bom gosto, onde a flauta ,guitarras ( são 3 guitarristas),Hammond e Sintetizadores ( um show a parte de Anders Nilsson)são os destaques deste grande disco.
As musicas que são destaques são "Suicide"(belissima, com um agradavel saxofone ao fundo enquanto o hammond manda a ver quase a musica inteira), "Recall" ( Excelente, a melhor do disco em seus quase 10 minutos de duração, aqui a guitarra junto com sintetizadores,sinos e hammonds arrebentam),"Universe" ( atmosférica ao extremo),"Kharma 74"(Com excelente flauta e Hammond) e "Liv I Stad Utan Liv" ( a segunda melhor do disco e a unica cantada em Sueco, é tambem a mais agitada, com excelentes duelos de guitarras,flauta e Hammond).
O Disco seria lançado no fim de 77 mais encontra resistencia pois na época escutava-se muito Disco, Punk e Reagge e o fim dos anos 70 não foi um período muito bom para o Progressivo Sinfonico, pois tirando algumas excessões, e nela estava este maravilhoso album, o que se produzia no meio Prog era fraco nesta época. Com as baixas vendas e a dificuldade de se manter a banda acaba se separando deixando apenas esta pequena obra como registro, uma pena pois se ve neste disco que eles tinham grande potencial, este album é realmente excelente e mereciam uma melhor sorte com certeza, pois "Mellan Tre Ögon" é uma peça rara dentro do Progressivo Sinfonico. Aos fãs de Prog Sinfonico, um prato cheio, para deleitar-se do inicio ao fim, aconselhado sem sustos.

1.Suicide (6:53)
2.Recall The Future (9:25)
3.Resan Till Ixtlan (3:18)
4.Universe (3:38)
5.Kharma 74 (5:45)
6.Liv I Stad Utan Liv (6:58)
7.Tornet (0:54)
8.I'll Arise (2:34)

Download: http://www.megaupload.com/?d=JRFE2YCZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...