quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MIA - Cornonstipicum (1978) [Argentina]



O MIA((Músicos Independientes Asociados) é um grupo de instrumentistas argentinos baseado nos irmãos Lito e Lilina Vitalle mais outros músicos reunidos com o auxílio dos pais dos irmãos. É um grupo de progressivo sinfônico do final dos anos 70 e produziu basicamente álbuns instrumentais. Lançou três álbuns de estúdio e um ao vivo. Este, Cornonstipicum, é o terceiro e mais aclamado disco da banda.
Quando adiquiri o disco fiquei meio receoso pelo fato de ser basicamente instumental (salvo por alguns coros lá-lá-lá e outros). E eu não podia estar mais errado. Esse é um disco fenomenal, um dos álbuns mais bonitos e bem construídos que já ouvi. Com certeza um dos melhores a serem produzidos na América Latina.
A música da banda basicamente gira mais em volta dos teclados de Lito, mas todos os intrumentos contribuem para a formação de melodias inesquecíveis: guitarras com timbres muito bonitos, bateria simples, mas eficiente, flautas e um pouco mais. O grande destaque fica pela suíte de mesmo nome do disco, 17 minutos de uma viagem, com momentos sinfônicos, muitas quebras e com direito a algumas passagens mais avant.
A primeira música do disco da o tom para o restante do álbum, uma música muito bonita, começa lenta e vai crescendo até uma explosão com flautas, num clímax que se perpetua até o final. Muito bom!
A segunda tem um clima mais oriental. Uma boa referência, ao menos para mim, é a música The Red Flower of Tachai Blooms Everywhere, do álbum Spectral Morning do Steve Hackett. Mais uma música de alto nível.
Já a terceira, por ser mais longa, dá mais chance para a banda liberar seu potencial. Uma música mais energética, e pela primeira vez no álbum há a incursão do coral, dando uma nova dimensão ao conjunto.
As duas próximas músicas funcionam como ponte para a suíte do disco. Las persianas é uma música que se centra nos vocais meio esquisitos, e apesar de curta, não deixa de marcar presença. Piedras de Color é basicamente um solo de Piano.
Então chegamos ao grande momento do disco, a suíte Cornonstipicum. Ela já começa, diferente do que geralmente ocorre com músicas compridas, num ritmo frenético, com uma bateria mais presente e depois passa para uma passagem de violão. A música inteira é uma grande viagem, e tem tal fluidez que você nem percebe o tempo se passando. A guitarra faz um trabalho muito bonito em algumas passagem. Mais pros últimos minutos, ocorre uma quebrada e se instaura um ritmo mais avant, com passagens mais quebradas e um vocal menos encantador. No final, a música termina como começa, num ritmo bastante agitado. Sem palavras para descrever essa música, simplesmente fantástica!!!
Já as músicas bônus vem do álbum ao vivo Conciertos, são basicamentes músicas em violão, mas muito bonitas. Se por um lado a sonoridade desvia um pouco da proposta do disco, por outro mantém-se a beleza das composições. Destaque para a primeira bônus. A última faixa já é uma música com o grupo, lembra um pouco música mais regional, me lembra mais uma vez algo pro lado mais avant.
Em suma, Cornonstipicum é um disco fenomenal, para quem gosta de progressivo sinfônico, belas melodias e uma música bem executada.
Recomendadissimo.

1.La Coronacion Del Farre (4:20)
2.Imagen III (4:53)
3.Crifana Y Tamilstenes (7:43)
4.Las Persianas No (0:45)
5.Piedras De Color (2:02)
6.Cornonstipicum (17:34)
7.Melusina (7:24)
8.Joe Pirata (2:56)
9.Iridio Puro (1:48)
10.La Caja Del Viento (4:35)
11.Los Gatos De Zully (5:37)

Download: http://www.megaupload.com/?d=SU8Y5664

2 comentários:

  1. Realmente incrível
    descobri a banda por acaso ouvindo uma radio tbm pouco conhecida a RockFly
    bastou ouvir apenas alguns segundos da música Cornonstipicum para entrar numa viajem frenética dentro da música
    poucas bandas de só instrumentais tem a qualidade dessa banda
    Recomendadissimo.

    ResponderExcluir
  2. putz! que banda incrivel é essa M.I.A!Aliás, a argentina nos presenteia com excelentes bandas do estilo...perfeito!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...