quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Le Orme - Felona e Sorona (1973) [Italy]



É impressionante a musicalidade deste fantástico álbum do trio italiano. A perfeita fusão entre os contrapontos da música erudita, a técnica do mais puro free jazz e a agressividade característica do rock resulta em um trabalho de grande lirismo e qualidade instrumental.
A primeira composição intitulada Sospesi nell'incredibile (Suspensos no inacreditável) percebe-se a vertente jazzística do baterista Michi dei Rossi em toda a faixa findando-se em um solo estarrecedor. O impressionante é como conseguiram segurar boa parte da música em apenas uma nota o que sintetiza bem o título da mesma.
Logo após é apresentado um tema mais leve (Felona).Violões e flauta doce produzem uma atmosfera pastoral. A seguinte é La Solitudine di chi protegge il mondo (A solidão de quem protege o mundo) na qual o tecladista Tony Pagliuca demonstra ser virtuoso ao piano e está carregado de fortes influências chopinianas. É simplesmente mágico. Quando tudo se abranda L'equilibrio (O equilíbrio) acontece de forma surpreendente. É pleno de técnica instrumental.
Segue a sorumbática Sorona, assim como o planeta de nome análogo, lúgubre e sombrio.
Attesa Inerte (Espera inerte) é bem experimental e ousada.
Ritratto Di Un Mattino (Retrato de uma manhã) reapresenta o tema inicial de La Solitudine di chi protegge il mondo com um acompanhamento mais pesado, inclusive com guitarra.
All Ínfuori Del Tempo (O passar do tempo) é a conclusão literária da obra com violões, sintetizadores e percussão.
Por fim a opulenta Ritorno Al Nulla (Retorno ao nada) de instrumental forte e denso,é o gran finale desta obra prima do rock progressivo.

1.Sospesi nell'incredibile (In Between) (8:43)
2.Felona (1:58)
3.La solitudine di chi protegge il mondo (The Maker) (1:57)
4.L'equilbrio (Web of Time) (3:47)
5.Sorona (2:28)
6.Attesa inerte (The Plan) (3:25)
7.Ritratto di un mattino (The Balance) (3:29)
8.All'infuori del tempo (Return to Naught) (4:08)
9.Ritorno al nulla (3:34)

Download: http://www.megaupload.com/?d=F24K4LAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...