quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Frank Zappa - Freak Out! (1966) [USA]



Há álbuns que são emblemáticos por seu caráter inovador, outros por sintetizarem uma época, e alguns por serem geniais, pura e simplesmente, sem necessidade de maiores definições. Diante de Freak Out!, encontramos conjurados todos estes elementos, que por si só já bastariam para pôr o dèbut de Frank Vicent no panteão dos clássicos absolutos. No entanto, o registro fonográfico de que estamos falando aqui não se limita a estes lastros - transcende-os. Vejamos.
Freak Out! não é apenas "mais um álbum revolucionoso dos anos 60". É um dos pilares que sustentaram o rock de vanguarda que estaria por vir nos anos posteriores, desde o krautrock ao R.I.O. O uso de uma instrumentação tradicional em rock bands de modo totalmente anti-convencional e a adição de cordas e sopros criativamente originais abriu infinitas possibilidades para arranjos instrumentais em grupos de rock, evocando música erudita de Varese, big bands jazzisticas e ensembles free jazz.
Freak Out! não é apenas "mais um álbum que retrata os mágicos anos 60". Ele é cáustico, musicalmente e liricamente. Decerto estão ali os elementos da pop music da época em doses elevadas, mas tais elementos são carregados de tanta autocrítica e ironia que se convertem numa incomum interpretação lúcida daquele 1966, de modo que podemos nos permitir a um hegelismo para assim o definir: Freak Out! rompe continuando.
Alguns podem pensar que exagero nesta resenha. Este primeiro álbum de Frank Vicent ainda se apresenta, admito, como um álbum pop, recheado em sua maior parte de canções de forte apelo comercial, e o próprio Frank realizaria obras bem mais complexas e extremas ao longo de sua carreira. Contudo, neste álbum é que estão presentes, pela primeira vez, as idéias musicais posteriormente desenvolvidas.
Freak Out! é o começo, a semente de diversas novas linguagens musicais. Mais que qualquer outro, este é o álbum revolucionário da década de 1960.

1.Hungry Freaks, Daddy (3:27)
2.I Ain't Got No Heart (2:33)
3.Who Are The Brain Police? (3:33)
4.Go Cry On Somebody Else's Shoulder (3:39)
5.Motherly Love (2:43)
6.How Could I Be Such A Fool (2:11)
7.Wowie Zowie (2:51)
8.You Didn't Try To Call Me (3:16)
9.Any Way The Wind Blows (2:54)
10.I'm Not Satisfied (2:38)
11.You're Probably Wondering Why I'm Here (3:38)
12.Trouble Every Day (5:49)
13.Help, I'm A Rock (4:43)
14.It Can't Happen Here (3:55)
15.The Return Of The Son Of Monster Magnet (12:16)

Download: http://www.megaupload.com/?d=L8UU77LP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...