quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Food Brain - Bansan (Social Gathering) (1971) [Japan]



O Food Brain foi uma espécie de supergrupo do rock japonês, cuja efêmera existência baseou-se quase que completamente nos atos ao vivo, e por isso mesmo, apenas um registro de estúdio acabou sendo concebido. No plantel da trupe constavam: Shinki Chen (Shinki Chen & His Friends, Speed Glue & Shinki), Hiro Yanagida (Shinki Chen & His Friends, Love Live Life), Masayoshi Kabe (Speed Glue & Shinki) e Hiro Tsunoda (Flied Egg, Strawberry Path). Ao ver essa escalação, seria de se pensar que o som pendesse mais para o lado hard/psych, contudo, a direção da banda versa mais pelo progressivo psicodélico, baseando-se em jams instrumentais guiados pelos furiosos e viajantes teclados de Yanagida, na melhor onda de um space-rock e psych.
O disco, totalmente instrumental, tem como base um rock básico expandido para a psicodelia, ‘progressivismo’ e experimentação, criados pelo virtuosismo instrumental de cada integrante do conjunto: baixo e baterias pesados e marcantes, conduzindo o ritmo da música; riffs de guitarra ecoando por todos os lados (apesar de que, apesar de este instrumento estar a cargo do renomado Shinki Chen, ele é o mais apagado do trabalho); fora o desbunde ‘tecladístico’ já citado.
É possível separar as músicas em três grupos: o primeiro, das faixas com mais de um minuto e menos que dez (ou seja, as de número 1, 3, 4 e 6). Nelas temos a superexpressão do jam instrumental progressivo psicodélico, em que, apesar de haver a delimitação de uma estrutura musical básica, os instrumentistas abrem espaço para a improvisação em cada canção, criando músicas extremamente empolgantes e chapantes, de ritmo rápido e marcado, com muitas variações. Apesar de serem um pouco diferentes entre si, é difícil apontar um destaque entre elas, todas são muito cativantes dentro de seus respectivos contextos (como o rock´n´roll experimental de Liver Juice Vending Machine ou o vórtice espacial de Waltz For M.P.B.), mas talvez a composição que mais apetece e sintetize as demais seja Clock (essa com destaque para o trabalho de Chen).
O segundo grupo constitui-se das pequenas porções de música com menos de um minuto (faixas 2, 5, 7 e 9). São peças que contrastam visceralmente com o primeiro grupo de canções, pois se baseiam em idéias completamente distintas do eixo do disco, buscando fonte em, por exemplo, mantras hindus (Naked Mountain), e, pasmem, até num sambinha nipo-brasileiro (The Conflict of the Hippo and the Pig) (!). Essas faixas têm como função a de quebra de ritmo do disco como conjunto, reforçando o lado psicodélico e experimental da obra.
A terceira parte do álbum é composta somente pela longa música The Hole in a Sausage, que sem dúvidas merece um capítulo a parte. Essa faixa é a mais experimental do trabalho e também destoa um pouco do eixo prog-psych do disco. Nela, temos um pouco da “porra-louquice japa”, com muita dissonância e cadência, muitas quebradas, ritmos variados, com um pouco de tudo, rock, prog e até mesmo música erudita e gêneros de vanguarda (inclusive com participação de instrumentos de sopro).
Em suma, um disco bem diferente e bastante interessante, uma boa salada de frutas com tudo que o rock japonês dos anos 70 tem de melhor. E, apesar de tão impactante ao primeiro encontro, creio que esse é um trabalho que tem o potencial de agradar um largo espectro: sejam os amantes do hard-psych japonês, do progressivo psicodélico em geral e até mesmo aqueles que preferem o lado mais experimental da música, mas não tem restrições quanto à presença de algumas estruturas mais ‘convencionais’.
Recomendadissimo.

1.That Will Do (9:16)
2.Naked Mountain (0:33)
3.Waltz for M.P.B. (3:45)
4.Liver Juice Vending Machine (3:18)
5.The Conflict of the Hippo and the Pig (0:35)
6.Clock (5:27)
7.One-Sided Love (0:52)
8.The Hole in a Sausage (15:05)
9.Dedicated to Bach (0:52)

Download: http://www.megaupload.com/?d=OWY4IKJ0

2 comentários:

  1. Olá galera da Esquina do Rock, estou precisando do álbum Social Gathering 1970 do FOOD BRAIN, poderia gentilmente postar novamente? Grato Paulo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...