sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Devil Doll - The Girl Who Was... Death (1989) [Slovenia]



O álbum de estreia do Devil Doll não é fácil de digerir, uma vez que não tem comparação, e qualquer descrição da banda e do Mr. Doctor ficaria pequena aqui. Aliás como próprio diz: “A description doesn't do it justice” (Uma descrição não faz justiça. Porém mais impressionante que o som da banda, é o vocal do Mr. Doctor. Usando sua voz como um instrumento, é ele quem dá a tônica de todo o clima das músicas. Conhecido como o homem de mil vozes, ele consegue criar todo tipo de voz (criança, mulher, demoníaca, angelical, tenor, etc...) e oscilar isso numa mesma frase.
O álbum tem apenas uma música com períodos de silêncio. Retirando a parte ‘silenciosa’, temos 39 minutos que totalizam um épico que leva o mesmo nome do disco. A curiosidade é que só um disco da banda tem mais de uma música o Eliogabalus que tem duas músicas.
“The Girl...” em sua longa duração mostra-se uma trilha sonora para seus pesadelos, com momentos hora tensos e hora engraçada chegando a níveis circenses em alguns momentos. Apesar de sua longa duração o álbum não cansa, pois os andamentos mudam com muita freqüência, o que é uma característica maçante da banda.
É importante lembrar que Mr. Doctor, nesse álbum e em todos os outros, compõe todas as músicas, e TODAS as letras são de autoria dele, não é exagero falar que a banda é um grupo de apoio, para Mr. Doctor, trazer ao mundo suas demências criações.
O conceito do álbum gira em torno de uma trama de morte, surrealismo, e mais morte. Mr. Doctor é um grande apreciador de filmes de horror, sobretudo branco e preto, esse álbum foi todo inspirado no episódio 15: The Girl Who Was... Death, de uma série chamada “The Prisoner”, série essa de grande apreciação da parte de Doctor. Sim, eu nunca assisti tal série, mais informações em inglês sobre álbum e série aqui.
É difícil determinar na música onde começa e termina cada uma das partes que compõem o épico, visto que a mesma é por demais fragmentada. The Girl... conjura em um só tempo uma mescla de inocência e malicia, e tendo isso como base para ouvir uma obra tão fora de padrões como esse disco o resultado pode ser muito interessante.

1.The Girl who was....Death (38:48 + 26:20 of silence + 1:56)

Download: http://www.megaupload.com/?d=A8V4J9PP

2 comentários:

  1. Parabéns ! Belo Blog !
    Boas postagens.
    Grande abraço.

    Gäel.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...