sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Nice - Thoughts of Emerlist Davjack (1967) [U.K]



Nos anos 60, o Nice foi uma das bandas mais obscuras para os EUA, só que na Europa, durante seu curto tempo de existência, obteve um relativo sucesso com alguns discos atingindo o TOP 10 Britânico. Liderado por um rapaz ainda jovem, mas já virtuoso tecladista, Keith Emerson que na década seguinte junto ao Emerson, Lake and Palmer faria história dentro do gênero progressivo, ele já se destacava com equipamentos mais modestos, como o seu fiel órgão Hammond. The Nice foram responsáveis por performances incendiarias em locais como London's Royal Albert Hall, entre outros, alem de ter méritos como os percussores da fusão classico-rock. Somente um certo tempo depois, quando Emerson ouviu "Switched on Bach" de Walter Carlos passou a fazer experimentos com um sintetizador modular imenso e de difícil manuseio que era uma atração a parte. Era o famoso sintetizador Moog, inventado pelo Dr. Robert Moog. Uma revolução na linha dos instrumentos de tecla, já que ele podia reproduzir diversos instrumentos e ainda por distorção nos sons, coisa que interessava e muito a Keith.
O disco de estréia do The Nice não teve aquela repercussão grandiosa de outros grupos da época, e fora isso tem o fato de que ouvindo o disco, nota-se um certo nervosismo dos músicos criado talvez pela falta de experiência em estúdio. Mas seu trabalho foi aos poucos lapidado em shows, o que fez com que a qualidade e a preocupação com a melhoria do seu som fosse aos poucos ganhando um aspecto cada vez mais grandioso e às vezes eloqüente. Porem a preocupação extra com os arranjos quase sinfônicos já mostrava que havia ali algo do pré-rock progressivo que já estava germinando, e logo criaria suas asas. O que se ouve no trabalho da banda nessa época, é ainda a forte influencia de Beatles que esta presente nas harmonias vocais e nos arranjos Alá George Martin fase Magical Mistery Tour. Elementos psicodélicos, com influencia erudita parecia ser a formula encontrada para moldar o estilo do grupo, cujo destaque óbvio, era o jovem virtuoso Keith Emerson, que já mostrava uma técnica superlapidada, a base de Bach, Jerry Lee Lewis, Mozart e Little Richards. Há quem diga que se não houve-se Keith Emerson no Nice, a banda seria uma cópia fiel da banda Small Faces.
Os elementos psicodélicos do disco, pareciam ser uma influencia clara de Hendrix, como se Keith quise-se iguala-lo em seu instrumento. Na faixa “Bonnie K” há vários excessos nos instrumentos, como quem quer provar que ali há virtuosos, e em “Rondo” é a onde isso fica mais evidente, nos licks super rápidos de Emerson. É como se houvesse mesmo uma competição quase maníaca para compensar um vocal limitado e sem muitas inspirações. O destaque fica por conta da faixa instrumental “América” clássico patriota de Leonard Bernstein e reagravado por centenas de artistas, musica que só consta na versão do album com bônus. Essa musica inclusive seria melhor regravada por Emerson no disco ao vivo do Emerson, Lake and Palmer chamado “Now and Then” . A Audição do disco é interessante para percebemos como a história da valorização instrumental no rock foi ganhando importancia de maneira relativa ao longo dos anos, e tambem para mostrar que antes que aparece-se bandas como King Crimson, já havia uma intenção de inovar com uma nova sonoridade.

1.Flower King of Flies - 3:19
2.Thoughts of Emerlist Davjack - 2:49
3.Bonnie K - 3:24
4.Rondo [instrumental] - 8:22
5.War and Peace [instrumental] - 5:13
6.Tantalising Maggie - 4:35
7.Dawn - 5:17
8.The Cry of Eugene - 4:36

Download: http://www.megaupload.com/?d=5YOXQ9Y5

2 comentários:

  1. Prezados,

    Desculpe-nos se este não é o local apropriado, mas...

    Tendo também um Blog de Rock´n´Roll, gostaríamos de solicitar o seu consentimento para a inclusão de seu Blog em nossa lista de "Blogs Imperdíveis" sobre o tema, pelo enorme valor de conteúdo contido nele.
    Pedimos também, se possível, incluísse-nos em seus links (http://salada-rock.blogspot.com).
    Gostaríamos de agradece-los e pedir-lhes que "NUNCA DEIXEM A CHAMA BLOG´N´´ROLL morrer!
    Atenciosamente,
    Jack Bracan
    http://salada-rock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Very nice picture, and your blog is fun to watch and read. I like your blog very much. Come take a look Teuvo www.ttvehkalahti.blogspot.com photo blog and tell all your friends why you should visit Teuvo pictures blog. Therefore, to obtain your country's flag to rise higher in my blog. September Sincerely, Teuvo Vehkalahti Suomi Finland

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...