terça-feira, 27 de julho de 2010

Dr. Dopojam – Entree (1973) [Denmark]



Excelente banda holandesa, formada em 68, liderada por Kristian Pommer e que lançou apenas dois albums na época, ambos excelentes.
Altamente influenciados por Frank Zappa & the Mothers of Invention, Gong e David Allen, Magma e até Jethro Tull, além de elementos de psicodelia, o Dr. Dopojam consegue criar um progressivo de vanguarda altamente recomendado para qualquer fã das bandas e/ou estilos anteriormente citados.
Os arranjos são deveras complexos e a princípio podem soar incômodos para os ainda não iniciados no estilo Zappa de ser e tocar. Os vocais são cantados em inglês e, por incrível que pareça, apresentam pouco ou nenhum sotaque. Os destaques individuais ficam com a liderança de Pommer, guitarrista versátil e de bom gosto, além do naipe de metais - muito preciso e melódico, conseguindo passear pelo free jazz e pela bossa nova como se fosse algo realmente "comum". O Baterista Bent Clausen dá um show a parte cada vez que toca vibrafone, nas dezenas de passagens complexas que norteiam o album Entree, remetendo, obviamente, a fase do Mothers com Ruth Underwood. Entree é recheado de ironia e passagens que oscilam do virtuosismo vanguardista ao bucolismo medieval, sendo também muitas vezes bizarro, como ainda será citado. Deliciosos trechos flautísticos reiteram a mensagem de que a banda quer sim carimbar o album com um acento jazzístico contemporâneo. E consegue.
A primeira faixa, bastante extensa, se iniciando com fragmentos Zappa-like em escalas e em tempo complexos e bem marcados, reforçados pelo naipe de metais grandioso, é bastante divertida, e agrada imediatamente os fãs do estilo. As harmonias em tom maior que caem em tons menores assustadores remetem a Magma, mas os vocais "performáticos" de Bisgaard (que brinca com falsetes operísticos, graves e gritos rasgados) resgatam o ouvinte para o início de cada trecho da faixa. A primeira metade é dominada pelo vanguardismo; uma conexão bastante excitante, com um belo dueto vibrafone e flauta, conecta o ouvinte com a segunda metade, bastante regular, com Bisgaard duetando hora com os metais, hora com a guitarra. A "cozinha", até aqui ainda não citada, é competentíssima, e o timbre de bateria e baixo são bastante setentistas, assim como a qualidade geral da gravação (um viva a tecnologia analógica!). Trechos operísticos permeiam os trechos finais da faixa, um ou outro vocal e percussão latinos são apresentados, criando um quê bizarro que dá um charme especial ao album. Um solo límpido de guitarra sustentado pelo naipe de metais, e mais vibrafone e virtuosismo percussivo encerram a faixa com certa grandiloqüência. Ao final, o flautista Gaarmand evoca Ian Anderson e sublima. Destaques, afinal, para os vocais marcantes e surpreendentes e para a competência do arranjo geral. Memorável e disparada a melhor do álbum.
Friso aqui ser indispensável as comparações com outros artistas para uma melhor compreensão do trabalho.
Samelam-Samelam é um rock Zappa-like típico da fase Waka-Jawaka, onde, pela letra, a banda brinca com o próprio nome e outras divagações. Soa como big-band em muitos trechos, com ótimo trabalho tecladístico.
Entree's tem ritmo funkeado e bastante original, com percussão latina e humor pastelão. Neste ponto a banda me surpreende pela originalidade, quando o arranjo se torna um fusion arrebatador, com belo solo de sax. Spring-Theme-Summer-Theme vem logo na seqüência, com mais um tema típico de Zappa, onde aqui, desta vez, a vedete é o piano elétrico bossa novístico bastante cretino acompanhado pela bateria 60´s cool maravilhosa, onde é impossível ficar parado. Do piano elétrico super bem colocado ao arranjo datado mas muito criativo, um jazz-rock perfeito.
In The Morning não traz uma mensagem especial, com vocais dramáticos e arranjos cinematográficos bobos. Nada realmente atrativo. Zappa se diferenciava por pegar estas características e sublimá-las, o que o Dr. Dopojam, aqui, não consegue.
Desserts:Forest-Flower-Picking-Prelude fecha o album com primor, abrindo com um arranjo quase folclórico imendado em um jazz vanguardista altamente complexo. O compasso é muito similar aos trabalhos do Zappa no Grand Wazzo, onde aqui a flauta é o instrumento da vez, com uma sonoridade impecável. Variações percussivas a acompanham junto a pequenos trechos de sax bizarros e altamente envolventes. Um solo de guitarra bastante virtuoso quebra o ritmo latinizado durante pelo menos 3 minutos, em um trecho altamente recomendado, onde é impossível não lembrar Di Meola e Santana em alguns de seus melhores momentos. Para variar, o final Mothers é anunciado com uma ou outra bizarrice vocal, realmente "inconveniente".
Para quem gosta de se aventurar por jazz rock de vanguarda, Dr. Dopojam é um achado. Entree, tanto pela originalidade como pela qualidade de gravação, merece a audição dos companheiros interessados em progressivo altamente complexo e bem-humorado. Nenhum trecho do album passa por cópia barata de nenhum dos outros artistas citados e, convenhamos, todas as referências são também altamente recomendadas. Dr. Dopojam bebeu na fonte do Zappa. E se embriagou.

1. 1. Opening "Hello"
2. Essentia I, Sanquine
3. Essentia II, Choleric
4. Essentia III, Melancholic
5. Essentia IV, Phlegmatic
6. Quinta Essentia: Vita
7. Ouverture: Absorbia
8. a) Heart-Theme, Solaria
9. b) Brain-Theme, Lunaria
10. c) Liver-Theme, Jupiter
11. d) Kidney-Theme, Venus
12. VI: The Complete Pentagram
total: 25:04

2. Samelam-Samelam 4:10
3. Entree's 3:54
4. Spring-Theme-Summer-Theme 3:55
5. In The Morning 2:01
6. Desserts:Forest-Flower-Picking-Prelude 7:29


Download Parte 1: http://rapidshare.com/files/83465831/Doctor_Dopo.part1.rar

Download Parte 2: http://rapidshare.com/files/83464907/Doctor_Dopo.part2.rar

2 comentários:

  1. MEU CAMARADA, QUE ALBÚM É ESSE ? JÁ É FODÁSTICO PLUS SÓ PELA INFLUENCIA DO ZAPPA, THE LEGACY...
    BAIXEI E JA INDIQUEI O TEU BLOG PARA UMA GALERA FAMINTA POR NOVIDADES ESPETACULRES COMO ESTA. AI
    MUITO PLUS ESTE ALBÚM... UM VERDADEIRO ALUCINÓGENO MUSICAL... VOU COLOCAR NO MAX VOLUME DO MEU APARELHO DE SOM PARA ACABAR COM ALEGRIA DO MEU VIZINHO PAGODEIRO !!! DESDE JA, AGRADEÇO O BENEVOLENTE LP MARAVILHOSO... OBRIGADO MEU CAMADA !!! ESSE VOU COLOCAR NO MEU TOP 10 !!!

    ResponderExcluir
  2. Massa que tenha gostado desse album. Volte sempre ao Blog.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...