sexta-feira, 18 de junho de 2010

Omega - 200 Years After The Last War (1974) [Hungary]



No auge do movimento progressivo, em meados dos anos 70, surge no Brasil um selo chamado Sábado Som que era alusivo as tardes de Sábado nas quais era veiculado um programa destinado ao público que gostava de rock na rede globo de televisão chamado rock concert. Em meio a ótimos lançamentos de bandas européias pudemos conhecer a mais popular banda da Hungria chamada Omega, através do lançamento da versão em inglês intitulada de 200 years after the last war de 1974 de um dos seus originais hungaros, lançada aqui em 1976. Nesta época o Omega já tinha uma discografia extensa inclusive já tendo lançado Nem Tudom a Neved,( 75) considerado um dos melhores trabalhos da banda, do qual foi extraida a versão em inglês da música chamada Help to find me, deste disco.
A Banda começou em 68 com forte influencia psicodélica no som, fato característico para época. Transformou-se em um progressivo clássico com influencias hard rock e sinfônica utilizando bastante o sintetizador e moogs, popularizando-se no resto de Europa, apesar de que as versões originais são excelentes, pouco importando o fato dos vocais serem em Húngaro. Este trabalho é muito bom e considerando o universo imenso de trabalhos excelentes e obrigatórios em progressivo e uma discografia extensa da banda, acredito que ele possa sintetizá-la e portanto oferecer a v/c uma ótima amostra. Confesso que para nós, na época, era surpreendente que bandas não inglesas e americanas tivessem uma sonoridade e qualidade que não ficava nada a dever para os famosos, embora as influencias de Floyd e Eloy fossem nítidas. Se você resolver comprar um disco desta banda aqui esta uma excelente sugestão. Ele o recompensará. Depois de ouvir a suite concordará em gênero, número e grau comigo.

1.Suite
2.Help To Find Me
3.200 Years After The Last War
4.You Don't Know

Download: http://www.megaupload.com/?d=YKR1NVRV

4 comentários:

  1. Opa, quem não conheceu os discos da Sábado Som não sabe o que é ser feliz!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Isso fez lembrar de vários LPS com o logo "Sábado Som" que tenho aqui em casa, Nektar, do próprio ômega, Cornucopia e por ai vai!
    Valeu pela boa lembrança, abraço.

    ResponderExcluir
  3. http://genesis-marillion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog. Descobri agora já peguei algumas coisas. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...