quarta-feira, 17 de março de 2010

Pulp - Different Class (1995) [U.K]



Pulp é uma banda realmente singular, perdoem o chavão, mas é a pura verdade. Não singular no que diz respeito à musicalidade mas também a forma como a banda foi acontecendo. Ela surgiu com o nome de Arabacus Pulp no final da década de 70 quando Jarvis Cocker era ainda um estudante. Mas pode-se dizer que a banda tornou se conhecida apenas com o lançamento de His 'n' Hers que ao contrário de trabalhos passados fez um relativo sucesso. E principalmente nesse álbum, Pulp vai tomando a forma que irá atingir o estado de arte em Different Class.
Pop, britpop. Pop. Até aí normal, ainda mais com a característica daquele pop meio boiolinha que surgiu na década de 80 e culminou em bandas como Suede e Echo & The Bunnymen. O fato é que em 1995 é lançado Different Class. Ponto.
Correto, outro parágrafo. Mas é que é Different Class. Um álbum que marca tudo que se conhece por britpop, pop e essas coisas que se tornaram sinônimas de frescura. Different Class não deixa algumas das marcas do Pulp de lado. Continua sendo um pop denso, teátrico e carregado das tendências synth-pop da época. Um álbum que usou o que tinha na época para imortalizar todo um estilo de música. De uma forma simplista ouso a caracterizar as letras e o contexto de Different Class em 2 palavras-chaves: Sexo e sociedade.
Mis-Shapes já mostra bem principalmente a coisa da sociedade. É uma música de abertura digna do álbum inteiro, com letras expondo bem o lado inútil de se viver em sociedade e essas coisas. Mas calma, ainda não é a hora. Pencil Skirt ao meu ver já vai assumindo a musicalidade típica do Pulp, uma coisa meio cafona, meio metrossexual e essas coisas. Mas ainda, não é a hora. A hora chega para muitos em Common People, quase 6 minutos da epopéia cotidiana e metropolitana que enfim sintetizam todo o contexto no qual Different Class está inserido e quer inserir você.
Mas pra mim a hora chega mesmo é em I Spy. E você realmente conhece Jarvis Cocker. E você que tava achando um vocal meio boiolinha, ouve o começo da música, uma voz sexy, é, eu escrevi isso. É realmente um convite ao sexo, ao voyeurismo. Do começo másculo e metrossexual ao final "gritinho-gay-esclerosado" a música o convida a experimentar coisas até então proibidas Sem boiolices é claro. E aí vamos para Disco 2000 que sem dúvidas é o hit do álbum e lhe faz lembrar o porquê de Pulp ser tão pop, tão britpop. Mais algumas faixas igualmente boas, porém sem muito brilho e...
Parágrafo. Você se depara com F.E.E.L.I.N.G.C.A.L.L.E.D.L.O.V.E. e novamente tem aquela sensação esquisita. Só esquisita, é claro. Mas então você percebe que o mesmo britpop do Pulp se torna uma coisa profunda, densa e altamente envolvente. E então vemUnderwear. Confesso, essa música me deixa meio emo. É simplesmente uma balada melancólica, cafona mas sem perder o charme de ser cafona. 2 faixas depois e chegamos a Bar Italia e vem o encerramento do álbum. E sem perder a uniformidade. Mais uma faixa com letras melancólicas SIM porém extremamente incitantes e com o vocal de Cocker que é totalmente inigualável.
É isso. Sério, é isso. É Different Class, pode ser considerado o melhor álbum do que hoje falam por aí de Britpop/Britrock ou sei lá mais o quê. Mais do que o melhor é único porque mostra a sobriedade, a profundidade e a densidade da música pop de forma natural, sem se tornar algo que poucos entendam.

1.Mis-shapes (3:46)
2.Pencil Skirt (3:11)
3.Common People (5:11)
4.I Spy (5:55)
5.Disco 2000 (4:33)
6.Live Bed Show (3:29)
7.Something Changed (3:18)
8.Sorted For E's & Wizz (3:47)
9.F.E.E.L.I.N.G.C.A.L.L.E.D.L.O.V.E. (6:01)
10.Underwear (4:06)
11.Monday Morning (4:18)
12.Bar Italia (3:43)

Doenload:
http://rapidshare.com/files/343949233/Pulp_DifferentClass-FM.rar

4 comentários:

  1. oi. eu cheguei aqui procurando george harrison e achei legal seu blog. eu também tenho um, nós poderíamos ser parceiros e trocar links? o meu é doo-woop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Assista a esse vídeo. Excelente banda de São Luís. Vale a pena! Chaparral - Eutanásia (Vídeo Promo) - http://www.youtube.com/watch?v=TTIJIG7myNg
    Faça um post sobre a banda e concorra a premios.

    ResponderExcluir
  3. oi laís, obrigada. eu coloquei um link pra vocês lá do doo woop.

    ResponderExcluir
  4. Olá, infelizmente outro link que está OFF. Poderia re-upar?
    Muito Obrigado!
    (http://salada-rock.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...