terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Capsicum Red - Appunti Per Un'idea Fissa (1972) [Italy]



Capsicum Red (banda que leva o estranho nome de uma pimenta), lançou apenas um disco, este Appunti Per Un'idea Fissa onde a notável influência de música clássica seria o suficiente para marcar o progressivo italiano com a excelente 'Patetica', ocupando um lado inteiro do vinil original.
O grande e inevitável destaque é esta maravilhosa versão para a piano sonata de Beethoven conhecida como 'Patétique' que faria deste disco sério concorrente à condição de obra-prima, gravada usando sons de church organ e hammond que dão á música uma sonoridade até mesmo barroca. Tem presente ainda boas guitarras (elétricas e acústicas), bateria, o trabalho de baixo também é muito interessante com timbres e pegada lembrando Chris Squire.
Apesar do brilhantismo da faixa de abertura, a banda começa a mostrar alguns pontos fracos, descobre-se que manter o nível de uma composição de Beethoven ou obras como Contaminazione (RDM) ou Concerto Grosso (New Trolls) é uma tarefa árdua na qual Capsicum Red vai padecer bastante no restante do disco.
Le Spegnifuoco, com influências de Keith Emerson, faz um breve interlúdio instrumental para a faixa seguinte, Equivoco, calmamente introduzindo o piano de Paolo Steffan, uma balada com vocais bem ruins (creio que o próprio Steffan canta nesta faixa) intercalando partes mais energéticas com o restate da banda. Esta faixa é bastante fraca e parece merecer o nome que leva.
A beleza volta na excelente faixa Rabbia e Poesia, onde nota-se a presença de moog, hammond e piano, desta vez acompanhada por uma agradável voz.
A introdução clássica de Corale promete uma boa faixa, a guitarra depois apresenta-se pesada e com riffs recheados de wah-wah em uma levada a la King Crimson, mas se perde logo que entram os vocais, sendo outra que junto com Equivoco serviriam como meras coadjuvantes neste disco.
As faixas bônus foram tiradas de singles gravados em 1971, música pop com influência de bandas inglesas como Beatles ou The Animals, tendo pouca relação com a música presente no álbum. Seriam dispensáveis não fosse o registro histórico, quando a banda fora introduzida na Itália pelo selo 'Bla-bla' como sendo enganosamente britânica.
Um disco com momentos maravilhosos.

1.Patetica
2.Lo Spegnifuoco
3.Equivoco
4.Rabbia E Poesia
5.Corale
6.Tarzan (bonus)
7.Shangrj Ra (bonus)
8.Ocean (bonus)
9.She's A Stranger (bonus)


Download Parte 1: http://depositfiles.com/pt/files/h6ikqpsc9

Download Parte 2: http://depositfiles.com/pt/files/drscmte1v

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...