sábado, 31 de outubro de 2009

Fantômas - Delirium Cordia (2004) [U.K]



Durante muito tempo li e ouvi panegíricos em prosa e verso à carreira de Mike Patton, todos salientando o progressivo alopramento experimental do supracitado cidadão. Além de ter criado bandas como Mr. Bungle, Fantômas, Tomahawk, Lovage e Peeping Tom, Patton lançou escalafobéticos álbuns solos pela Tzadik do mastermind John Zorn, gravou com notórios terroristas sônicos como Masami Akita (Merzbow), Billl Laswell, o próprio Zorn, produziu Deus e o Diabo no âmbito da esmiralhação sônica, etc, etc, etc; nada disso, todavia, lograva superar minha arraigada desconfiança, cevada pelo hórrido pop rock metido a 'alternativo' e super sem graça do Faith No More, sua primeira e mais notória banda; aliás, já no escopo de seu sejour com o FNM, Patton brindou-nos com os dois primeiros álbuns do Mr. Bungle (Mr. Bungle - 1991 e Disco Volante - 1995), onde exercitava de forma brilhante um avant metal zappiano pós holocausto nuclear, sobretudo no segundo disco, quando assimetrias jazzísticas à R.I.O foram adicionadas à receita. Confesso, todavia, que não prestei atenção a tais discos na época em que foram lançados.
Tive uma gratíssima surpresa quando Delirium Cordia (2004), caiu por acaso em minhas mãos, o que célere me fez correr atrás do back catalogue 'pattoniano'! O álbum em tela seria algo como a trilha-sonora para um filme de horror imaginário, uma suíte de 75 multiformes e surpreendentes minutos: trata-se de um glorioso cataclisma sonoro, uma avassaladora fusão termonuclear cujos principais elementos são uma espécie de heavy metal ultra-hiper-mega avant garde do, sei lá, século XXIV ou XXV, turbinado/violentado por rajadas furiosas de free-jazz a la Zorn (Naked City, Masada), por matizes de R.I.O, inflexões demoníacas de Zeuhl/Gothic Rock, ruídos ambientais, sussuros ameaçadores e silêncios sepulcrais. Em suma: um dos melhores discos de rock experimental a assombrar a Terra nos últimos anos.

1.Surgical Sound Specimens From The Museum Of Skin (74:16)

Download: http://rs496.rapidshare.com/files/199085780/Fantomas_-_Delirium_Cordia.zip

4 comentários:

  1. Aí, gostei um bocado do blog. Eu tenho um blog de musica iniciante e queria saber como faço pra ser um parceiro de voces.
    valeu.

    ResponderExcluir
  2. Boa cara, você escreve muito bem. Ah, vou baixar aqui o Delirium =)

    ResponderExcluir
  3. Esse disco é fodastíco o melhor da carreira de patton, talvez so de compara com os de john zorn. escreve bem em ser, abraço.

    ResponderExcluir
  4. O Faith no More não é sem graça.
    A banda deve ser analisada por toda sua obra, e não por seus singles!

    Uma das músicas que especialmente gosto do Patton vem de um de seus "improvisos" solos manicomiais, em que ele interpreta um cachorro sendo escalpelado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...