quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Benoit Widemann - Stress! (1977) [France]



O tecladista francês Benoit Widemann, que desde muito jovem esteve junto a bandas de fusion e progressivo, sempre teve uma queda pelo jazz-rock e estilos afins. Possuidor de boa técnica, velocidade e grande conhecedor de sintetizadores, participou de uma das formações do Magma, entre 75 e 77, talvez uma das mais poderosas, contribuindo para pelo menos 3 álbuns de Vander e cia.
Destacaria três faixas desse album:
"Herbes Sol" talvez seja a faixa mais complexa do álbum. Com mais de 6 minutos, Widemann brinca com todos os sintetizadores, lembrando bastante a fase "Stratosfear" do Tangerine Dream. Bela composição, bela atmosfera. Já vale o álbum.
"Quaternaire" é fusion da melhor qualidade. Do início, com o fraseado "quente" ao Fender Rhodes, passando pelo o início dos ritmos super cadenciados ao baixo até a super-exibição de sintetizadores proporcionada por Gauthier e Widemann, "Quaternaire" é uma amostra poderosa do quanto estes músicos poderiam fazer ao vivo.
"Spirale" é Magma revisitado. Sombria, evocando sintetizadores extra-terrenos, dezenas e dezenas de viradas de Bailly. Widemman brilha na criação da atmosfera inicial da música, estruturando pelo menos 3 camadas de teclados que, em momento algum se sobrepõe, permanecendo audíveis e buscando o fio central do tema. Nota 10.
Apesar desse album não apresentar uma boa gravação, não chega a ser o suficiente pra fazer qualquer bom ouvinte de prog, jazz e fusion deixar de apreciar este trabalho, e com certeza o nome do album em nada terá a ver com o humor de quem o escutou...

1.Balèze
2.Herbes sol
3.Stress!
4.Le Camp du Drap D'or
5.Demi-final
6.Quaternaire
7.Spirale
8.Fête au Septième Plan - Sacrifice
9.Final - part 1
10.Final - part 2

Download: http://rapidshare.com/files/28626524/Benoit_Widemann-Stress_.rar.html

Um comentário:

  1. Esse cara é realmente "fera"!!! Benoit Widemann arrasa nos teclados. Estou escutando direto, album excelente.
    Apesar que a primeira faixa e a fx 8 não estão tocando. Baixei o arquivo novamente mas não adiantou, está corrompido mesmo.
    Mesmo assim é possivel apreciar esse belissimo trabalho. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...