quarta-feira, 17 de junho de 2009

Zao - Shekina (1975)



Formada por dois ex-membros do Magma, o húngaro Yochok'o Seffer e o francês Francois Cahen, Zao segue a tradição da sonoridade Zeuhl, com maior ênfase no jazz-rock predominantemente instrumental característico dos primeiros discos do Magma, como Kobaia e 1001 Centigrade.
Shekina, terceiro disco da banda, experimenta com sucesso a adição de um quarteto de cordas, Le Quatuor Margand, aproximando bastante a sonoridade complexa do fusion, as tensões rítmicas do Zeuhl e a instrumentação neoclássica e atmosfera sonora características do RIO.
Apesar disso, a música do Zao parece ser mais estruturada e menos dissonante que outras bandas como Henry Cow ou Art Zoid, em muitos momentos bastante voltada para o fusion no estilo de Wheater Report, Miles Davis (fase Bitches Brew). Uma banda similar seria o Weidorje.
O trabalho de baixo e bateria é notável e nas duas últimas faixas existem algumas vocalizações de Seffer onde a voz soa como a adição de um instrumento.
O resultado é uma obra-prima do gênero, recomendada tanto para quem aprecia Zeuhl, RIO, Avant-garde, jazz rock, ou um bom ponto de partida para quem quiser se aventurar por novas sonoridades. Quem teve dificuldades com as vocalizações operísticas do Magma, Zao traz ênfase no instrumental e é também recomendado.
Excelente!

1.Joyl - 3:52
2.Yen-Lang - 8:07
3.Zohar -10:54
4.Metatron - 8:15
5.Zita - 4:34
6.Bakus - 5:12

Download:http://rapidshare.com/files/105715374/ZShekMP.rar

Um comentário:

  1. magma otima banda descobri a pouco zao nao e diferente mantendo traços da banda magma + harmonias neoclassicas com subidas em maior traços de sonoridade fusion pesado e quebras ritmas q quando ouço sempre me surpriendem otima banda

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...