quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sloche - J'un Oeil (1975) [Canada]



J'un Oeil é o primeiro disco do Sloche, uma obscura banda canadense originária da região de Québéc (francesa) apresentando um prog sinfônico com boas fortes de fusion podendo ser notadas influências de Yes, Gong, Gentle Giant. Para quem conhece lembrará bastante a fase L'Araignee Mal do Atoll, porém mais coesa, definida e harmônica.
Ouvindo esse disco com atenção, é uma pena perceber que essa banda não teve o mérito e reconhecimento que deveria, pois a música nele contida é excelente e digna de fazer belo papel em qualquer coleção progressiva.
O disco abre com C'pas la Fin du Monde em uma atmosfera sinfônica viajante e carregada pelo delicioso vocal scat cantando notas em palavras disconexas, mas em seguida vai derivar para um fusion altamente funkeado e um solo de guitarra com pegada e timbre lembrando Jeff Beck. Maravilhosa!
O som maravilhoso de um piano Rhodes solo predomina durante toda a longa introdução de Le Karême d'Éros onde pode ser ouvida boa influência de Chick Corea. A música vai se tornar fortemente sinfônica com belos vocais em coro e o vocal entra cantando de forma bem teatral que é tipicamente francesa.
Em Algébrique a banda deixa de lado a sonoridade sinfônica apresentando um toque meio Gong, um aspecto bem psicodélico e percussivo, riffs eletrizantes de guitarra alternado com temas bastante sincopados. O baterista parece um relógio quebrado tocando no contratempo. Doideira total, de longe a melhor faixa do disco!
Potage aux Herbes Douteuses volta ao fusion com um tema altamente funk ficando bastante soturna perto do final. Consta que alguns músicos fizeram parte do "Conservatoire de musique de Québec" mas o disco não apresenta muitos solos ou virtuosismo, a música tem maior ênfase no trabalho de conjunto e em boas composições.
O mais importante parece ser que a banda consegue construir um disco extrememente apreciável e complexo ao mesmo tempo. Bastante recomendado!

1.C'pas la fin du monde - 8:56
2.Le Karême d'Éros - 10:53
3.J'un oeil - 4:45
4.Algébrique - 6:33
5.Potage aux herbes douteuses - 7:10

Download: http://rapidshare.com/files/34778062/sloche-j_un_oeil__1975_.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...