quarta-feira, 24 de junho de 2009

Napoli Centrale - Napoli Centrale (1975) [Italy]



No panorama da música rock, com detalhes progressivos e de jazz refinado, não podem ser jamais ignorados os componentes do grupo napolitano Napoli Centrale, que merecem o direito de serem destacados entre as bandas mais representativas da música italiana dos anos 70, junto a Perigeo, PFM, Area e Banco del Mutuo Soccorso. A formação tem origem em 1975, e logo se destacam o saxofonista napolitano James Senese e o baterista Franco Del Prete, ambos já haviam tocado no grupo rhythm'n'blues, The Showmen. Na primeira e histórica formação achamos também o americano Mark Harris no piano elétrico e o inglês Tony Walmsley ao baixo, que mais tarde irão compor outro grupo de progressivo italiano, o Rovescio della Medaglia. No ano de sua constituição, o Napoli Centrale, uma fulgurante estréia de mesmo nome que a banda. A banda funde os elementos da tradicional música napolitana (todas as músicas são em dialeto napolitano) com um refinadíssimo som jazz e rock: o resultado é uma melodia de um caráter absolutamente único no panorama da época. O disco é caracterizado por sons calorosos e técnicas musicais complexas, com uma atenção não indiferente à mensagem social, cultural e racial de rebeliões típicas da época. O disco contém algumas músicas como "Campagna", estraída de um 45 rotações, que se tornará um dos maiores clássicos do cenário musical da juventude de então. Em "A gente e bucciano" há uma atmosfera soft muito bela, talvez seja a melhor peça do álbum.
Instrumental o brano "Pensione floridiana', com atmosferas que recordam a black music do início dos anos 70 e um som de fineza magistral. Em seguida "Viecchie, mugliere, muorte e criaturi", música de forte impacto social, na qual a voz de Senese teve modo de mostrar todas as suas qualidades interpretativas.
Todas as músicas do disco são de autoria de James Senese e Franco Del Prete. Senese recentemente fez um disco com Enzo Gragnaniello "Tribbu e passione", já Del Prete tocou em 2001 com Peppino Di Capri no Festival de Sanremo a bela música Piovera' sendo em ambos a sua autoria.
Recomensadissimo.

1.Campagna A
2.Campagna B
3.A Gente 'e Bucciano A
4.A Gente 'e Bucciano B
5.Pensione Floridiana
6.Viecchie Mugliere Muorte E Criaturi A
7.Viecchie Mugliere Muorte E Criaturi B
8.Vico Primo Parise No. 8
9.O Lupo S'ha Mangiato 'a Pecurella A
10.O Lupo S'ha Mangiato 'a Pecurella B
11.O Lupo S'ha Mangiato 'a Pecurella C

Download: http://megaupload.com/?d=V92X8MGD

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...