sexta-feira, 5 de junho de 2009

Los Canarios - Ciclos (1973) [Spain]



Teddy Bautista foi membro de uma banda pop-psicodélica conhecida como Los Ídolos, que por volta de 1967 mudou o nome para Canarios (homenageando o nome de sua terra de origem), quando lançaram alguns singles como Get On Your Knees seguido por um disco chamado Liberate. Logo após a banda foi dissolvida e Teddy acabou ficando com o nome, dando origem a uma nova banda que será o tema desta resenha.
Ciclos é uma obra difícil de descrever em palavras que possam resumir a grandeza do conceito que envolve o disco, uma verdadeira obra-prima do progressivo espanhol que busca trazer à vida uma leitura e interpretação rock pós-moderna de 'Le Quattro Stagioni', As Quatro Estações de Antonio Lucio Vivaldi (1678 - 1741). Quem saberia que o nome do meio era Lucio, tão omitido?
Para os puristas e admiradores, o resultado poderia ser desastroso ou ofensivo à música e ao nome do italiano nascido em Veneza, Vivaldi (também conhecido pelo apelido de Il Prete Rosso), mas Los Canarios conseguiram com efeito honrar a música de um dos maiores nomes da música barroca, senão da história com uma das melhores adaptações já feitas de música clássica para o rock, feita com maestria por verdadeiros e competentes músicos desta banda espanhola. Como particular entusiasta, admirador e amante da música de Vivaldi, o trabalho de Canarios está plenamente aprovado.
Assim como foram quatro as estações de Vivaldi (subdivididas em três movimentos cada), aqui são quatro transmigrações, atos ou ciclos, mas Los Canarios não fazem uma leitura ortodoxa da pauta, existe liberdade de criação, composições próprias, improvisos, variações e até arranjos vocais (geralmente operáticos) entre os vários momentos em que a obra de Vivaldi é citada, não na íntegra mas em movimentos nos quais a banda achou pertinente ou adequado fazê-lo com abordagens que vão de rock sinfônico a jazz. Ainda assim, não parece uma peça desgarrada ou nosense, mas arrojada, intensa e viajante, repleta de nuances, paixão, discernimento, tanto quanto é estruturada em dinâmica, ritmo, ambiência, articulação, equilíbrio... unidade.
A instrumentação é muito rica, guitarras elétricas, acústicas, 6 e 12 cordas, violinos, baixo, percussão, incluindo ainda corais, vibrafone, theremin e celesta. Apesar da rica orquestração, acaba sendo centrada predominantemente no brilhante trabalho de teclados, sendo notável a presença de sintetizadores, moog, mellotron, hammond, cravo, pianos acústicos e elétricos.
Observando a capa cuidadosamente, pode se observar um 'homem metamorfoseado' de barba e cabelos compridos ou mesmo uma 'versão borboleta' de Jesus Cristo carregando em suas asas outras figuras humanas. que reflete bem a temática 'transmigração'.
Para quem conhece e gostou de Pictures At An Exhibition (ELP), Contaminazione (Il Rovescio Della Medaglia), Concerto Grosso (New Trolls), Passio Secundum Mattheum (Latte e Miele), este Canarios certamente merece as mais entusiásticas recomendações.
Resumir em poucas palavras? Magnífico.

1. Primera Transmigración - "Paraíso Remoto" (16:50)
a) Genesis
b) Prana
c) Primera Visión De Un Mundo Nuevo
d) Himno A La Armonía Magistral Del Unverso
e) Primeros Pasos En Un Mundo Nuevo
f) Metamorfosis Extravagante

Segunda Transmigración - "Abismo Próximo" (16:45)
a) Narración Extravagante
b) Primeras Preguntas En Un Mundo Nuevo
c) Canto Al Niño Neurótico
d) Himno Crítico A La Primera Adversidad
e) Desfile Extravagante
f) Proceso Alienatorio
g) Serenata Extravagante

Tercera Transmigración - "Ciudad Futura" (17:47)
a) Narración Extravagante
b) Primeras Preguntas En Un Mundo Nuevo
c) Canto Al Niño Neurótico
d) Himno Crítico A La Primera Adversidad
e) Desfile Extravagante
f) Proceso Alienatorio
g) Serenata Extravagante

Cuarta Transmigración - "El Eslabón Recobrado" (21:53)
a) Hibernus
b) Crisis
c) Ballet De Las Sombras
d) Himno A La Armonía Implacable Del Fin
e) Vanessa (El aliento de la osamenta)
f) Nirvana Extravagante
g) Diálogos A Alto Nivel
h) Hiperdestrucción
i) Apocalipsis

Download: http://www.4shared.com/file/74767476/1c9c9f0/Los_Canarios_-_Ciclos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...