quarta-feira, 24 de junho de 2009

However - Sudden Dusk (1981) [USA]



“Sudden Dusk” possui harmonias complexas e atonais, por vezes bem ao estilo krimsoniano, como se vê por exemplo em “Hardt” e “Sudden Dusk” (mas sem a secura e o instinto opressivo da banda de Robert Fripp); mas, mescladas à estas harmonias há também momentos de maior pureza melódica (como em ”Louise Sitting in a Chair” e no trecho final de “Beese”). Os arranjos são intrincados e bem trabalhados, além de ótima performance instrumental. São também notáveis as influências da escola Canterburyana (Hatfield and The North, National Health) adaptados aos padrões concisos e mais acessíveis do rock estadunidense, com uma irreverência ao melhor estilo de Frank Zappa. Há muitas quebras de andamento, além de uma sonoridade bastante próxima em certos momentos ao fusion do Happy the Man, especialmente do disco “Crafty Hands”. Percebe-se também algumas semelhanças de estilo com o conterrâneo The Muffins e algo da vertente Rock-in-opposition. Mas certamente, o principal predomínio e “influência confessa” no som deles seria o Gentle Giant, principalmente no que diz respeito às complexas melodias vocais (”It’s Good Fun”, “In The Aisles”, “Grandfather was the Driver”, “No Cows”). Na verdade, o However é daquelas bandas que funde todas essas influências de tal forma, que se torna uma sonoridade a ser encaixada em mais de uma vertente dentro do progressivo, ou em nenhuma delas. Mas, a despeito disso tudo, o som deles consegue ser bem palatável.
Quanto aos músicos, além da já citada competência nas execuções, notamos que não há nenhum deles que possua um maior caráter de destaque em relação aos outros, todos parecem possuir igual importância e presença nas músicas. Ou seja, pode-se dizer que todos fazem o seu papel em perfeito equilíbrio e sinergia dentro do contexto sonoro (particularmente, uma característica que muito me agrada em uma banda).
Com certeza este é um grande trabalho dentro do rock progressivo americano, pouco divulgado e de certa forma esquecido em meio aos desacreditados anos 80.

1.It's Good Fun (3:42)
2.Hardt (2:18)
3.In the Aisles (2:16)
4.Louise Sitting in a Chair (4:19)
5.Beese (7:09)
6.Sudden Dusk (4:02)
7.Lamplight (3:15)
8.Grandfather Was the Driver (3:20)
9.Trees for the Forest (6:34)
10.In the Midst of Making (5:33)
11.No Cows (7:07)

Download: http://www.mediafire.com/download.php?gykzxknnjyy

Um comentário:

  1. por favor,sera que daria pra postar o outro cd do however, chama-se calling,,e muito bom,,eu nao consiguo achar em lugar nenhum,,to loko pra baixar ele,,obrigado,,,,rogerio,,,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...