terça-feira, 2 de junho de 2009

Ergo Sum - Mexico (1971) [France]




Mexico é um disco cantado em inglês de uma banda francesa de nome em latim, Ergo Sum é uma expressão que significa "então, eu sou", que condiz com o estilo ímpar deste grupo.
Este é o único disco do Ergo Sum (não confundir com o Ergo Sum chileno), é uma mistura de rock, blues, progressivo, jazz e, em menor proporção, clássico. Em algumas músicas, contudo, é difícil escutar isoladamente qualquer um desses estilos: se a flauta está em uma passagem mais clássica, o baixo está no jazz; se a guitarra está mais para o rock, o vocal está no blues... Instrumentalmente, predominam passagens suaves com boa diversidade de timbres; em contraposição há o vocal, que é absolutamente diferente de tudo o que já ouvi e consegue ser mais estranho que o vocal do Peter Hammill; não varia tanto, mas o timbre, principalmente nos momenos mais agressivos, é bem rouco, único e se encaixa perfeitamente na música, apesar de ser muito diferente da parte instrumental.
Quanto aos instrumentos, ainda falta acrescentar que todos os músicos tocam bem e que há um violino suave indescritível, geralmente tocado mais ao fundo, que dá uma força enorme à música. Bons solos de guitarra, sem visar virtuosismo, podem ser ouvidos no fim das músicas 2 e 8.
Não sei a que tipo de ouvinte este disco pode agradar, apenas sugiro que quem tiver oportunidade de escutar Ergo Sum não o deixe de fazer: seu estilo excêntrico merece ser conhecido.
O estranho vocal de Lionel Ledissez pode também ser ouvido em uma das músicas do único disco do Univeria Zekt (projeto paralelo realizado pelo grupo Magma).
Parece que o objetivo do grupo era produzir algo original, único, sem se afastar demais da música tradicional, ao contrário de seus colegas do Magma (que desenvolveram o Zeuhl). Se esse era realmente o objetivo do grupo, eles conseguiram.

1.Mexico (3:26)
2.I know your Mother (8:50)
3.Albion Impressions (5:24)
4.Lydie (1:00)
5.Night Road (3:05)
6.Unparalleled Embrace (3:05)
7.John's Nightmare (3:50)
8.Faces (6:20)
9.Second Rebirth (4:07)

Bônus:
10.All's so comic (5:55)
11.Tijuana (3:40)
12.It's me (2:20)
13.Mexico (intrumental version) (1:00)

Download: http://www.4shared.com/file/107998448/842c7461/Ergo_Sum_-_Mexico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...