segunda-feira, 29 de junho de 2009

Electric Light Orchestra - On The Third Day (1973) [U.K]



Em 1973 0 rock progressivo vivia o seu auge (iniciado um ano antes em 1972) vários medalhões lançavam os seus melhores trabalhos , o Pink Floyd lançava o maravilhoso Dark Side of the Moon , odisco mais vendido na história do rock, o King Crimson dava uma guinada brusca em seu estilo com o assustador e inesquecivel Lark's Tongue in Aspic , Genesis lançava a sua obra definitiva Seeling England By The Pound e até o ELP com Brain Salad Sugery , fugia do seu habitual progressivo sinfônico para flertar com o jazz e a musica de vanguarda , isso só para citar algumas bandas .
Mas neste mesmo ano um banda ainda em inicio de carreira lançava o seu terceiro trabalho,
On The Third Day a banda em questão era a E L O , ou melhor a Electric Light Orchestra, mais coheçida hoje por vários hits pop , como : last train to London ( de 79) , All over the world , xanadu ( na voz de Olivia Newton Jonh ) hits de 80 e ainda Twiligth ( de 81).Porém poucos conheçem o seu passado progressivo , iniciado ainda em 1972 com o No Answer e depois com ELO 2, até chegar em on thyrd day. A fase progressiva da ELO, se extendeu até 1974 com Eldorado , em 1975 assumiram sua face mais pop , apartir dai o progressivo entraria no som da banda , apenas como um elemento de complementação , até desaparecer por completo.
Mas voltando a
On The Third Day , temos no lado 1 do disco uma bela suite , tipica das boas bandas do progressivo sinfônico , a suite inicia-se com uma introdução feita a base de teclados , 2 cellos e um violino e uma bateria que já entra quebrando, a musica é Ocean Breakup que emenda com, King of Universe ai já entra o vocal delicado e melodioso de Jeff Lynne , que não tinha o mesmo alcançe técnico vocal de um Jon Anderson ou Peter Gabriel , mas cantava apenascom o coração.
A suite fecha como começou com Ocean Breakup , e o que veio depos no lado 2 do disco comprovava que ELO tinha naquela época , tudo para ter se tornado uma boa banda de progressivo , as excelentes instrumentais Daybreaker , feia a base de bateria , teclados e violino ou ainda na adaptação de In The Hall of The Mountain King
, onde os sete musicos da banda arrebentam em virtuosos momentos de excução , soando em alguns momentos como se fossem uma verdadeira orquestra elétrica , dão uma aula. Apesar de musicas como Bluebird is Dead e Oh Not Susan já destoarem um pouco para o pop ou ainda em Ma-Ma-Ma- Belle , quando soam como uma banda de heavy , o disco não perde o seu brilho e só não conseguiu um reconheçomento merecido na época , devido a concorrência acirrada no meio progressivo.
A elo como foi dito têm até um paralelo musical com bandas como o Supertramp e Caravan , que também iniciaram carreira como progressivos, mas depois se encontraram mais no pop.
On The Third Day é sem dúvida indicado para os fãs progessivos menos radicais.

1.Ocean Breakup/King of the Universe
2.Bluebird Is Dead
3.Oh No Not Susan
4.New World Rising/Ocean Break up (Reprise)
5.Showdown
6.Daybreaker
7.Ma-Ma-Ma Belle
8.Dreaming of 4000
9.In the Hall of the Mountain King

Download: http://rapidshare.com/files/265888215/03._On_The_Third_Day_-1973.www.softarchive.net.rar

5 comentários:

  1. Não conhecia esse Electric Light. Na verdade, o que eu conheço da "orquestra" é o q escutei nas rádios(e não gostei). Mas tenho o vinil nacional, "New World Record"(gosto muito). Muito bom o disco, belo trabalho de cordas. Muito obrigado, Vetor.

    ResponderExcluir
  2. Um amigo me falou deste passado glorioso do ELO, depois disso fiquei curioso para conhecer alguma coisa dos caras deste periodo.
    Infelizmente esse link do Mediafire não tá funcionando mais.
    Gostaria de pedir aos moderadores do blog para postar novamente esse album do ELO.
    Um abraço a todos e parabéns por esse Blog que está rico de um material maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Link trocado. Agradeço a visita e volta sempre.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Otima banda

    Rock n Roll Is King \,,/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse album...apesar de conhecer algumas dessas faixas através de um cd duplo ao vivo.Pena que o link está off. Não obstante, prefiro a sonoridade do primeiro disco deles, principalmente as instrumentais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...