terça-feira, 2 de junho de 2009

Can - Tago Mago (1971) [Germany]



Tago Mago é o terceiro disco lançado do Can, e o que 3 anos após o surgimento da banda viria a se tornar um clássico do Krautrock.
Este álbum é tido por muitos como o ápice da banda, a fase mais madura e experimental, se apropriando sobretudo da música eletrônica, além de manipular as próprias gravações usando os conceitos aprendidos com Stockhausen. O Can foi talvez quem melhor aplicou esses conceitos da música eletrônica e de manipulação sonora na época, num rock free que se interessava mais nos timbres de guitarra do que em fraseados de impacto deveras frágil e fácil.
Penso que o Tago Mago é como se fosse um trabalho dividido em 3 partes.
Na primeira Paperhouse, Oh Yeah e Halleluhwah que são as músicas relaxantes, oscilam entre as mais digeríveis e de maior predileção a primeira vista, constituem entre as faixas de maiores mantras hipnóticos que a banda já fez, trabalham sobretudo com a repetição buscando deixar o ouvinte em profundo transe. Um lado absurdamente genial, ambas músicas são lindas e estão entre as mais clássicas de todo o universo Krautrock.
Na segunda as faixas Mushroom, Aumgn e Peking O. Todavia Mushroom a meu juízo não chega a ser similar as outras duas no quesito experimentalismo, porém tem seu lado sombrio e é sinistra quase na mesma proporção. Desse lado destaco Aumgn, que em alguns momentos me é digna de lembrar as melhores cenas do filme (também alemão e sombrio) Nosferatu, de 1922, parece ser sua outra trilha sonora, stoned total. Enfim, um lado inovador, criativo, free, e de uma imensa insanidade.
Por fim, Bring Me Coffee Or Tea. É uma boa música, mas sempre pensei que ela se encaixaria melhor na proposta do Ege Bamyasi, no entanto não deixa de ser uma interessante faixa de encerramento desse que é com certeza um dos melhores discos dessa vertente.

1.Paperhouse (7:29)
2.Mushroom (4:08)
3.Oh Yeah (7:22)
4.Halleluhwah (18:32)
5.Aumgn (17:22)
6.Peking O (11:35)
7.Bring Me Coffee Or Tea (6:47)

Download Parte1: http://rapidshare.com/files/91017663/1971_-_Tago_Mago.part1.rar

Download Parte2: http://rapidshare.com/files/91027075/1971_-_Tago_Mago.part2.rar

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...