quinta-feira, 25 de junho de 2009

Campo di Marte - Campo di Marte (1973) [Italy]



Nos anos 70, tantos foram os temas de discussão, que acabaram sendo reproduzidos nos discos, a maioria tomada como ideais, que suscitaram emoções que foram capazes até de formar movimentos de grupo. Alguns morreram com o tempo, outros permanecem até os dias de hoje, como por exemplo o da paz.
Não se sabe se o nome do grupo inclua o mitológico deus da guerra como manifesto de luta, mas o textos e a atmosfera levam para esse lado realmente.
Estranha a escolha dos títulos: Uma numeração em tempos (do primeiro ao sétimo).
É formidável a vontade do grupo de propor um trabalho variado e original: Muitas composições (como por exemplo "Primo tempo") se desenvolvem em mais temas, ligeiros e pesados, acústicos e elétricos, lentos e mais longos. Se nota uma atmosfera extremamente tirada (... Quase de um campo de batalha...) com guitarras distorcidas em primeiro plano acompanhadas de longas cavalgadas de baixo e bateria com ótimos teclados, enquanto que as flautas se cruzam os cornos num sutil mosaico de notas em "Secondo tempo" e "Quinto tempo".
Há ainda acenos para fora do progressivo: "Quarto tempo" tem uma apronta clássica enquanto "Sétimo tempo" quase jazz, ao menos em algumas partes. Há ainda algumas intervenções de guitarra que não podem catalogar como rock e se nota já desde a primeira audição uma mercada diferença entre o violão, sempre linear, preciso e limpo e a guitarra, potente e, em algumas partes, quase maltratada. Basta sentir o início de "Terzo tempo" (a faixa melhor do disco ao lado de "Settimo tempo"). Um sólo inicial, caótico e perfeccionista ao mesmo tempo, que introduz ao belíssimo canto com ótimas partes de piano. Assinala-se ainda o grandioso sólo central que leva para o enérgico início.
Um disco aconselhadíssimo a todos fãs do progressivo italiano. A qualidade em muito se deve a Enrico Rosa, grande idealizador da obra.

1.Primo Tempo (8:10)
2.Secundo Tempo (3:20)
3.Terzo Tempo (6:20)
4.Quarto Tempo (3:15)
5.Quinto Tempo (5:58)
6.Sesto Tempo (5:12)
7.Settimo Tempo (8:28)

Download: http://rapidshare.com/files/117624088/CdM73CdMrte.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...