quinta-feira, 4 de junho de 2009

Armando Tirelli - El Profeta (1978) [Uruguay]



O que acontece quando um gênio da música se inspira em um clássico da literatura para fazer um album? Uma obra tão grandiosa quanto "Journey to the Centre of the Earth" do Rick Wakeman ou "Tales of Mystery and Imagination " do Alan Parsons."El Profeta" do Uruguaio Armando Tirelli não fica para trás.Fica na frente.
Inspirado na obra monumental de Khalil Gibran, esse disco pode ser considerado top 5 entre os melhores progressivos sulamericanos. Tirelli , que toca piano desde os 5 anos de idade, manuseia os teclados maravilhosamente, criando impressionantes mudanças de clima apoiado por uma banda que não fica devendo. A guitarra tem o um timbre maravilhoso, e entra sempre no momento certo e as flautas sopram lindos solos, abusando de sua principal característica : emocionar.
A parte narrada do disco incomoda até você entrar no clima da obra. Há influência do progressivo italiano , mas Tirelli faz a gente esquecer qualquer tecladista comedor de macarrão. Apesar de ter muitas músicas, a maior parte delas são fundidas (e muito bem) criando longas suítes. O LP original é um dos discos mais raros da América do Sul, e ainda trazia uma medalha com a imagem do Profeta.
Não é a toa que Tirelli tenha ficado anos bolando essa obra... é um dos estímulos mais fascinantes que nossos ouvidos podem captar.Nos envolve e surpreende como a música progressiva deve fazer.Nota 10.

1.Prologo El Profeta — 8:26
2.Candombe Samba — 4:52
3.Barco de los Suenos — 2:27
4.Tema Central El Profeta — 2:06
5.El Momento de Partir — 1:46
6.Amanecer en Orphalese — 2:40
7.Hablanos del Matrimonio — 5:28
8.Hablanos del Dar — 3:09
9.Hablanos del Amor — 3:45
10.Los Ecos de Almustafa — 3:28
11.Hablanos de los Hijos — 4:59
12.Tocata Scarahuala — 0:34
13.Tema Central El Profeta — 1:46

Download: http://www.4shared.com/file/m16ixMfI/ARMANDO_TIRELLI__-_EL_PROFETA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...