quinta-feira, 4 de junho de 2009

Archaïa - Archaïa (1977) [France]



Zeuhl foi provavelmente a mais original contribuição do progressivo francês, surgindo sob a influência e liderança do Magma de Christian Vander. Posso fazer tal afirmação porque a maior parte das bandas francesas buscavam inspiração na sonoridade e teatrialidade do Genesis e no space rock e fusion, mas sem grandes novidades.
Archaïa cria uma atmosfera densa e envolvente que nos remete a comparações com Mekanik Destruktiw Kommandoh (Magma), um pouco do lado obscuro do RIO, além de jazz e canterbury.
A história deste álbum é sobre o mito e ressurgimento das profundezas oceânicas da civilização perdida de Atlantis, aqui conhecida como Archaia. A semelhança e influência com o kobaia criado pelo Magma é óbvia, mas diferentemente deste, Archaïa não cria, adota ou canta em qualquer linguagem fictícia. Alguns membros da banda assumem nomes curiosos como Perig Ar Braz e Mickaël Candasami Muntër. Apesar disto, Archaïa tem bastante a oferecer ao estilo e não se limita a copiar.
Soleil Noir abre com uma melodia de baixo sintetizado repetindo insistentemente ao fundo, criando um tema tribal e hipnótico bem como o vocal que soa quase como um mantra. A segunda faixa, L'arche des Mutations tem um clima mais psicodélico e atmosfera obscura e gelada. A tônica das demais músicas do disco é esse clima hipnótico, denso, minimalista, gótico e obscuro. Foi na faixa bônus, Armaggedon, com a intervenção de um vocal tétrico e narrativo além de vozes sobrenaturais sussurradas ao fundo que eu encontrei grande semelhança com Univers Zero, pois facilmente lembram La Faulx de Heresie. Evite escutar essa faixa à noite. Em tempo: referências a obra de H P Lovecraft também são notadas. Por falta de interesse de mercado, a banda foi dissolvida e ficou apenas neste disco.
Se você não conhece o Zeuhl, recomendo começar por MDK ou Live/Hhai (também conhecido como Köhntark) do Magma. Se já tirou suas conclusões e aprecia o estilo, Archaia é bastante recomendado.

1.Soleil Noir - 4:35
2.L'arche Des Mutations - 9:35
3.Sur Les Traces Du Vieux Roy - 5:03
4.La Roue - 2:34
5.Le Festin Du Lion Vert - 4:45
6.Mass Confusa - 3:21
7.Le Grand Secret - 4:21
8.Vol Du Phoenix - 3:58
9.Armageddon (bonus) - 4:23
10.Robots Dans Le Formol (bonus) - 4:13
11.Chthonos (bonus) - 3:23

Download: http://www.megaupload.com/?d=WBO0L1S2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...