segunda-feira, 18 de maio de 2009

John Coltrane - A Love Supreme (1964) [USA]



John Coltrane sem sombra de dúvida foi um dos músicos de jazz mais ousados, talentosos, espirituais e inspirados da história do estilo. Sua morte prematura de Câncer aos 42 anos em 1967 foi um golpe muito duro para o gênero, principalmente por ter iniciado com esse álbum uma fase assustadoramente criativa e genial de sua carreira a partir desse clássico.
As quatro partes do álbum em sua totalidade, são excelentes, cada uma com uma peculiaridade sonora em sua estrutura. Seja pela climática, espiritual e sombria Acknoledgment, onde coltrane por vezes deixa seu sax e solta suaves preces, como se fossem uma espécie de mantra em forma de jazz. Seja pelas altamente improvisadas Resolution e pursuance, onde aqui vemos coltrane despejar todo o seu talento no sax e ainda nos brindar com ótimas performances de Mccoy Tiner no piano e Elvin Jones na batera, lembrando por vezes o jazz sem compromissos e free de ornette, mas com uma roupagem completamente diferente oferecida por Coltrane. E com a altamente empolgante Psalm, Coltrane encerra sua viagem pelo free jazz e a sua suíte de mais de 30 minutos.
Ao ser lançado, coltrane iria experimentar e utilizar essa composição em apresentações ao vivo, as vezes ao extremo, testando suas habilidades, de seus músicos e a capacidade do publico e critica de enxergar e assimilar toda essa nova e ousada proposta musical (o que neste ultimo aspecto foi obtido apenas alguma aprovação e apoio).
Um Clássico do jazz e uma boa porta de entrada para entender a curta porém brilhante carreira desse excelente artista.

1.Acknowledgement - 7:39
2.Resolution - 7:21
3.Pursuance - 10:40
4.Psalm - 7:00

Download: http://rapidshare.com/files/212079609/John_Coltrane_-_A_Love_Supreme_1964.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...