sexta-feira, 24 de abril de 2009

Mounitain - Climbing! (1970) [USA]



Sem dúvida nenhuma o melhor disco do Mountain. Agora como uma banda de verdade, o grupo liderado por Leslie West e Felix Pappalardi vinha com um álbum perfeito, trazendo nove canções que se tornaram "cartilha" para quem quisesse se aventurar no rock pesado dali pra frente. O que dizer de um disco que abre com "Mississipi Queen", um dos clássicos da história do rock? O mínimo que pode se fazer é o ouvir o disco no volume máximo, como recomendava a banda na contracapa do LP: "this record was made to be played loud".
"Theme for an Imaginary Western" recebe uma interpretação emocionada de Pappalardi. A composição de Jack Bruce e Pete Brown se tornou um marco na carreira do grupo, pois era uma espécie de apadrinhamento do Cream, uma carta branca aprovando o Mountain para beber à vontade nas influências do grupo inglês. Era a retribuição de Bruce e Brown ao amigo Pappalardi, que tanto tinha trabalhado pelo Cream. Falando neles, "The Laird" é claramente influência direta do trio inglês.
"Never in My Life" e "Sittin' on a Rainbow" têm riffs cavalares de West dobrados pelo baixo de Pappalardi, o que oferece um peso extra nas composições, que já eram fortes por natureza. "Silver Paper" é uma pequena obra-prima misturando psicodelia e peso com uma letra totalmente hipponga. "For Yasgur's Farm" é uma das mais belas homenagens a Woodstock feita por uma banda que lá tocou (Joni Mitchell fez também sua homenagem, mas não tocou lá ...)
A guitarra de West tem em Climbing seu ápice. Um som único, como o da faixa instrumental "To My Friend" e no encerramento com "Boys in the Band".

1.Mississippi Queen - 2:32
2.Theme From an Imaginary Western - 5:07
3.Never in My Life – 3:53
4.Silver Paper – 3:18
5.For Yasgur's Farm – 3:23
6.To My Friend - 3:38
7.Laird - 4:39
8.Sittin' on a Rainbow - 2:22
9.The Boys in the Band – 3:43

Download: http://www.megaupload.com/?d=113CV3NQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...